Nrs

NOTÍCIAS

É preciso capacitação para atender à NR-13

Saiba como saber qual é a hora de providenciar as atualizações e treinamentos

03/08/2023

compartilhe

Segundo o Relatório AIR - Análise de Impacto Regulatório –, do Ministério do Trabalho e Previdência, houve 9.347 acidentes relacionados à NR-13 entre 2016 e 2020 no Brasil. Ressaltando a importância da aplicação da norma na sua integra.

Definida como norma especial, foi publicada em 1978, regulamentando a execução do trabalho em Caldeiras, Vasos de Pressão, Tubulações e Tanques Metálicos de Armazenamento. “De lá para cá, passou por por oito atualizações, todas com o intuito de deixá-la mais objetiva e efetiva”, explica Carlos Alberto Braz, do Sesi Paraná de Ponta Grossa.

“A alteração de 2019 a harmonizou com a NR-01, trazendo maior importância à geração do PGR. De acordo com o que for levantado pela análise preliminar de riscos, determina-se a periodicidade dos cursos de atualização no próprio plano de ação, o que torna a segurança mais efetiva por atuar de forma preventiva.”

Com a finalidade de apoiar as indústrias, o Sesi Paraná oferece uma capacitação de 40 horas para operador de caldeira, com ênfase a segurança na operação; e reciclagem na operação de caldeiras com carga horária de 08 ou 16 horas, com foco nos processos e riscos inerentes à atividade de cada empresa.

Os treinamentos oferecidos pelo Sesi abrangem tanto os conceitos de forma genérica e procedimentos para uma operação segura, que é de total interesse dos operadores e manutentores de caldeiras, mas também abrangem um aprofundamento dos conceitos e procedimentos que vem a ser de interesse dos gestores e área de engenharia.

“Lembrando que pela norma é exigido ensino médio, como requisito mínimo, para realizar o cadastro de aluno. Vale ressaltar ainda que o Ministério do Trabalho já mostrou que o objetivo futuro é a exigência de um curso técnico para qualificar-se na operação de caldeira, por estar mais ambientado com as leis da física, assimilando e aplicando estes conceitos no dia a dia”, pontua Carlos Alberto. “Portanto é fundamental que as empresas estimulem seus funcionários a se capacitarem a fim de garantir maior segurança operacional e conformidade com a norma atual.”

Para saber mais procure a unidade mais próxima: www.sesipr.org.br/unidades

NOTÍCIAS