Nrs

NOTÍCIAS

Semana da Saúde: Como as atualizações das NRs ajudam na gestão da saúde

A mera burocracia fica de lado para dar lugar à gestão estratégica de Segurança e Saúde

26/04/2023

compartilhe

As Normas Regulamentadoras (NR) são estabelecidas pelo Ministério do Trabalho e Emprego e cumprem um papel importante na sociedade, pois garantem os requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho a serem cumpridos pelas empresas e pelo trabalhador.

Seus principais papeis são:

1- Regular as condições de trabalho em diversos setores da economia;

2- Estabelecer requisitos mínimos de segurança e saúde no trabalho;

3- Atuar na prevenção de acidentes e doenças ocupacionais;

4- Garantir a fiscalização e o cumprimento das normas, visando proteger a saúde e a segurança dos trabalhadores.

As atualizações das NRs têm o objetivo de simplificar, desburocratizar e harmonizar. Com isso, propor critérios mais diretivos e com foco na gestão de SST, trazendo de uma forma clara as responsabilidades e o envolvimento das diversas áreas de uma empresa como: RH, segurança, saúde, CIPA e colaboradores.

“A mera entrega de documentos foi extinta, para dar lugar à gestão de SST com foco nos resultados. Ou seja, é necessário atuar continuamente no monitoramento dos programas, nas ações de saúde, análise de dados e melhorias contínua para gestão do GRO – Gerenciamento de Riscos Ocupacionais – que engloba todas as NRs e tem grande interface entre o PGR da NR1 a NR7 atualizada”, explica Aline Gomides, Enfermeira do Trabalho do Sesi Paraná.

“Sendo assim, podemos concluir que as atualizações das NRs foram essenciais para uma atuação mais efetiva de todos os envolvidos para prevenção de doenças, visando a segurança, saúde e o bem-estar dos colaboradores, além de auxiliar também na fiscalização pelos órgãos competentes”, completa.

E essa gestão é tão importante que é por meio dela que é possível conhecer a população, traçar objetivos, metas e atuar estrategicamente através do monitoramento e análise de dados em saúde ocupacional para identificar se as ações de SST estão sendo efetivas ou é necessário propor melhorias. “Com isso, a empresa consegue melhorar a qualidade de vida do trabalhador, reduzir custos com absenteísmo, turnover, acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, afirma.

Você sabia que o Sesi Paraná oferta cursos que atualizam as empresas em relação às NRs?

Veja aqui: sesipr.org.br/nrs

NOTÍCIAS