A professora Rafaella Wasilevski Demetrio, do Colégio Sesi da Indústria de Campo Largo, ficou em 2º lugar no Desafio LabDisc. O concurso, organizado pela Didatech, em parceria com a Unidade de Educação do Departamento Nacional do SESI, tem o objetivo de estimular práticas investigativas realizadas nas escolas da Rede SESI, voltadas para o Ensino Fundamental Anos Finais e para o Ensino Médio, por meio da utilização dos laboratórios portáteis LabDisc.
Para o concurso, a professora Rafaella fez um experimento explorando o Teorema de Stevin, que descreve a relação entre a pressão dos líquidos em diferentes profundidades.
“Na semana em que recebi as informações sobre o desafio, estava muito presente nos noticiários o acidente do submarino Titan, que implodiu durante uma expedição ao navio Titanic. Busquei por experimentos prontos relacionados à pressão nos líquidos, mas não encontrei nada específico, apenas informações sobre pressão atmosférica. Portanto, com o objetivo de satisfazer a curiosidade dos meus alunos, optei por utilizar o LabDisc para explicar esse fenômeno de maneira prática e acessível”, explica.
Além da professora Rafaella, outros 11 professores dos Colégios Sesi do Paraná participaram do concurso.
“Participar do Desafio LabDisc foi uma experiência incrível. É difícil expressar a alegria que senti ao conquistar o 2º lugar, mas o que realmente tornou essa jornada gratificante não foi apenas o prêmio, mas a criação de um experimento que despertou muito interesse entre meus alunos, tornando o aprendizado dos conceitos de Física uma experiência envolvente.”
O que é o LabDisc?
O LabDisc é menor que um CD, substitui mais de 20 instrumentos tradicionais, conta com até 15 sensores diferentes e varia entre quatro modelos com funções específicas por área: Labdisc Gensci, Biochem, Enviro e Physio, que trabalham ciências gerais, bioquímica, meio ambiente e física, respectivamente.
O pequeno disco permite que os alunos calculem pressão atmosférica, latitude e longitude, velocidade, umidade relativa ambiente, potencial hidrogeniônico (PH). Além de servir como GPS, calorímetro, sonda de temperatura submersível, e outras utilidades.
Para a professora Rafaella, o LabDisc é uma ferramenta incrível. “Possui muitos sensores para realização de diversos experimentos científicos, tornando a coleta de dados e a análise de gráficos mais eficiente para a comprovação de teorias discutidas em sala de aula. Isso proporciona aos estudantes a oportunidade de desenvolver novas competências e habilidades de forma significativa”, afirma.