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SST para micro e pequenas indústrias

Saiba por onde, como e por que começar

02/06/2022

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O tamanho de uma indústria pode ser definido de acordo com dois critérios: faturamento e número de colaboradores. São consideradas micro indústrias aquelas que têm faturamento anual de até R$ 360 mil ou no máximo 19 funcionários e pequenas, as com faturamento anual de até R$ 4,8 milhões por ano ou emprega de 20 a 99 pessoas.

Mesmo dentro deste contexto comum, as realidades podem ser muito distintas entre elas. Muitas se preocupam com a segurança dos seus funcionários, realizam os programas obrigatórios de SST, promovem campanhas de prevenção e conscientização, fornecem equipamentos de proteção individual, melhoram continuamente o ambiente e as condições de trabalho e proporcionam melhora na qualidade de vida dos seus colaboradores.

Já outras, seja por falta de um profissional responsável ou por limitações em relação a investimentos, não fazem o básico, como a realização dos programas obrigatórios (PGR, PCMSO, LTCAT, exames médicos etc), nem se preocupam com a saúde dos seus colaboradores. Assim, deixam de investir em qualidade no ambiente de trabalho, de melhorar as condições para que os seus funcionários executem suas atividades de maneira mais saudável e segura, e, consequentemente, prejudicam o próprio desenvolvimento.

Mariano Alberichi, engenheiro de segurança do Sesi no Paraná, lista as principais dificuldades das micro e pequenas empresas quando o assunto é SST:

TER ORGANIZAÇÃO PARA BUSCAR AS INFORMAÇÕES REFERENTE ÀS ATUALIZAÇÕES DAS LEGISLAÇÕES

Algumas empresas possuem um quadro de funcionários muito enxuto, o que acaba sobrecarregando algumas pessoas, que não conseguem buscar ou manter-se atualizadas com as mudanças constantes nas legislações.

TER UM PROFISSIONAL QUE CONHEÇA UM POUCO SOBRE O TEMA E ORIENTE A EMPRESA SOBRE O QUE, COMO E QUANDO FAZER

Como devido ao número de funcionários, não é obrigatória a contratação de um profissional de SST (perante a NR04), muitas vezes o tema fica a cargo do RH ou outro setor não especialista no assunto. Isso pode ocasionar algum atraso de atualização.

PLANEJAR INVESTIMENTO PARA A REALIZAÇÃO DOS PROGRAMAS OBRIGATÓRIOS E EM SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHADOR

Com orçamentos limitados, as questões de SST são deixadas em último plano.

REALIZAR UM ACOMPANHAMENTO A LONGO PRAZO DAS INICIATIVAS DE SST IMPLEMENTADAS

Isso ocorre principalmente devido à falta de um profissional especializado ou investimentos na área. A consequência da falta da gestão é cometer os mesmos erros, que poderiam ser prevenidos.

Quando se fala em ganhos na área de SST, normalmente os resultados não são imediatos, pois requerem tempo para implementação de ações, investimentos, mudança de cultura, realização de treinamentos etc.

Porém, é possível verificar os seguintes ganhos:

- mudança cultural da empresa e de seus funcionários;

- melhora nas condições do ambiente de trabalho;

- melhora no clima da empresa;

- diminuição dos acidentes e doenças do trabalho;

- melhora na satisfação do funcionário;

- funcionário se sente parte da empresa;

- diminuição dos custos de afastamentos;

- melhora na produção e qualidade dos produtos.

Mas, por onde começar?

1. entender quais requisitos obrigatórios da legislação de SST está atendendo e quais não está atendendo e por quê;

2. identificar quais ações necessita realizar para começar a atender os requisitos da legislação que não atende, realizando o planejamento financeiro, de pessoal etc;

3. identificar quais ações de SST realiza durante o ano e quais os benefícios alcançados;

4. mapear os acidentes e doenças de trabalho ocorridos durante o ano;

5. escutar os funcionários sobre as melhorias do ambiente de trabalho que podem ser realizadas;

6. implementar campanhas de SST para orientar os colaboradores com dicas simples e de fácil entendimento;

7. melhorar a cultura da empresa e de seus funcionários por meio de treinamentos, capacitações, ações pontuais, campanhas etc;

8. envolver efetivamente os líderes e gestores nas ações de SST;

9. implementar a CIPA e a Brigada de Incêndios, mesmo não sendo obrigatórios perante a legislação, pois são dois grupos de prevenção que auxiliam na disseminação de uma cultura de segurança e saúde e auxiliam na gestão de SST da indústria, apoiando a área responsável pelo tema.

10. entrar em contato com o Sesi, que pode ajudar sua indústria com as questões legais e com ações em Segurança e Saúde.

Confira aqui 5 motivos para investir da Segurança e Saúde dos colaboradores.

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