SST

NOTÍCIAS

Não precisa nem procurar, Segurança e Saúde é no Sesi Paraná

Segurança e Saúde em Foco, evento que apresenta as novidades do Sesi Paraná, teve a primeira edição

06/10/2022 - Atualizado em 07/10/2022

compartilhe

Nesta semana, a unidade da CIC recebeu o primeiro de uma série de eventos que irão percorrer as regiões do estado para apresentar às indústrias e aos sindicatos esse novo posicionamento da área de Segurança e Saúde do Sesi. Afinal, as revisões das Normas Regulamentadoras (NRs) que aconteceram nos últimos anos trouxeram muitas mudanças para as indústrias. Entre elas, está a nova redação da Norma Regulamentadora 01 (NR-01).

Com a nova NR-01, o Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) da NR-09 deixou de valer, para dar lugar ao Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), que passa a contemplar os cinco riscos ocupacionais: físicos, químicos, biológicos, ergonômicos e de acidentes.

Para atender a essas novas demandas, o PGR terá como entrega básica o Inventário de Riscos e o Plano de Ação, que se antes eram apenas uma formalidade, agora passam a ser uma ferramenta de gestão em segurança do trabalho ativa e periódica dos riscos ocupacionais.

“Esse novo regramento do programa de gerenciamento de riscos demanda uma gestão permanente das ações e muda o conceito anterior de análise de riscos”, explica Robson Gravena, gerente executivo de Segurança e Saúde do Sesi Paraná. “E o Sesi, como principal prestador de serviços em SST da indústria, precisava adequar seus processos, que tiveram grande impacto com a mudança na lei”, conta.

As novidades já estão aí

As novas demandas trouxeram a revisão do modelo de atuação na área de Segurança e Saúde do Sesi Paraná. As mudanças mais significativas apontam para a presença de uma rede de prestadores de serviços homologados no padrão de qualidade do Sesi em todo o estado. Porém, os serviços prestados serão validados, monitorados e com a gestão operacionalizada por uma equipe própria.

Além de assumir a responsabilidade técnica com equipe própria, também resgata a interface direta com os clientes por meio das secretarias médicas instaladas nas 30 unidades de referência do Sesi Paraná distribuídas em todas as regiões do estado, locais onde são feitas as consultas e exames.  

Onde não houver unidade, o Sistema Fiep fará um grande investimento na implementação de 30 unidades móveis de saúde ocupacional digitalizadas e sete unidades móveis de raio-x, que juntas, darão mais mobilidade, agilidade e acesso a exames para todos os municípios do estado.

Confira as datas dos próximos eventos:

OUTUBRO

19: Ponta Grossa

20: Guarapuava

25: Arapongas (manhã)

25: Apucarana (tarde)

26: Londrina

27: Maringá

 

NOVEMBRO

8: Cascavel

9: Francisco Beltrão

10: Pato Branco

17: Rio Negro

Confira aqui as fotos da primeira edição do Segurança e Saúde do Trabalho em Foco.

NOTÍCIAS