SST

NOTÍCIAS

Equipes do Sesi se mobilizam para testagem em massa em indústria de Cianorte

Ação faz parte do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à COVID-19

22/07/2021 - Atualizado em 07/07/2020

compartilhe

Para apoiar a retomada da economia e da produção industrial, garantindo a segurança e saúde dos trabalhadores, o Sesi no Paraná passou a ofertar às empresas testes diagnósticos para o Novo Coronavírus, como parte do Programa Sesi de Prevenção e Orientação à COVID-19.

No dia 3 de julho, uma grande ação foi realizada para atender os colaboradores da Avenorte, indústria localizada em Cianorte. Em um único dia foram realizados quase mil testes rápidos, por meio do dispositivo Hilab. Nos próximos dias, outros 600 trabalhadores da mesma indústria deverão fazer o teste.

O atendimento foi feito na unidade do Sistema Fiep, em Cianorte, por uma equipe de 51 profissionais capacitados para realizar os exames. A gerente da unidade, Juliani Aparecida Agnes, explica que foi montada uma estrutura especial para esta ação, que envolveu muito planejamento e organização. “Nos preparamos para atender um volume grande de trabalhadores, seguindo todos os protocolos de segurança” afirma.

O diretor industrial da empresa, Hugo Leonardo Bongiorno, ressaltou a eficiência da equipe e a qualidade da estrutura oferecida pelo Sesi: “Recebemos a visita de representantes do Sindicato e da Vigilância Sanitária, que atestaram a conformidade dos procedimentos. Estamos muito satisfeitos com essa parceria com o Sesi, que está nos ajudando a retomar as atividades e voltar ao trabalho”.

Para a enfermeira do trabalho da Avenorte, Roberta Semeghini, essa ação foi bastante positiva para a empresa e para os colaboradores, que gostaram da praticidade de receber o resultado do teste em poucos minutos pelo celular. “O Sesi nos apoia muito aqui em Cianorte, seja com campanhas, palestras ou iniciativas maiores, como essa dos testes em massa”, diz.

Programa Sesi de Prevenção e Orientação à COVID-19

Para os testes rápidos, os profissionais de saúde do Sesi realizam a coleta de sangue e o Hilab faz a digitalização e a leitura dos dados da amostra, para então enviar as informações para o laboratório, onde são analisadas por especialistas. Em 20 minutos o trabalhador recebe o laudo do exame pelo. A indústria tem também à disposição um painel de gerenciamento de contaminação e pode relacionar os seus índices com os do município e estado, além de ter a orientação do Sesi sobre os resultados.

Até agora, já foram mais de 20 mil testes disponibilizados para indústrias e sindicatos no Paraná.  Com os testes e os programas de prevenção do Sesi, as indústrias podem elevar seus padrões de segurança em relação ao Novo Coronavírus, promovendo um ambiente mais saudável e seguro para a retomada de suas atividades.

teste-covid-sesi-cianorte

Mais informações: sesipr.org.br/testescovid19

NOTÍCIAS