SST

NOTÍCIAS

Como está o PGR da sua empresa?

Em janeiro de 2024 completam-se 24 meses da vigência do Programa de Gerenciamento de Riscos, que deverá ser atualizado

07/11/2023 - Atualizado em 14/11/2023

compartilhe

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) deve ser composto, no mínimo, por dois documentos: o Inventário de Riscos Ocupacionais, que compreende as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, de modo a estabelecer a necessidade de medidas de prevenção; e o Plano de Ação, com as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, de modo a eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais. 

No entanto, o PGR não tem uma forma definida. Deve estar integrado com as demais Normas Regulamentadoras para que a empresa tenha o gerenciamento de risco adequado e eficiente. Além disso, é dinâmico e contínuo e precisa ser atualizado e revisado quando acontece algum acidente na empresa, por exemplo. Independente disso, a cada dois anos, todas as empresas precisam atualizá-lo. Como ele está valendo desde janeiro de 2022, com a nova NR-01, é preciso se atentar para os prazos.

O Sesi Paraná realizada o PGR para as indústrias, com o Inventário de Riscos e Plano de Ação a partir de ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à tomada de decisão da empresa. Além da NR-01, o PGR do Sesi tem um portfólio de serviços que poderá fazer parte do GRO – Gerenciamento de Risco da Empresa.

Você já conhece o Retorno Garantido Sesi – Cashback de Programas Legais? A indústria que contrata o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou PGR e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ganha 100% do valor investido em créditos para compra de programas legais. Já as indústrias associadas aos sindicatos, 115%!

Procure o Sesi mais próximo!

NOTÍCIAS