SST

NOTÍCIAS

As vantagens de realizar a Avaliação dos Riscos Químicos

Identificação de perigos, prevenção de acidentes, proteção da saúde dos trabalhadores, conformidade regulatória e redução de custos estão entre elas

11/04/2024

compartilhe

Empresas que utilizam em seu processo produtivo produtos químicos potencialmente nocivos à saúde humana precisam realizar a Avaliação dos Riscos Químicos. Erika Kelli Lopes da Silva, técnica de segurança do trabalho do Sesi Paraná - região Norte, explica que ela pode ocorrer de forma qualitativa ou quantitativa, porém, a segunda é a mais eficiente.

Por meio dela é possível mensurar a concentração de determinado agente no ambiente de trabalho, possibilitando o devido enquadramento às normas que estabelecem os limites de tolerância, assim como a adoção de medidas protetivas, que podem se traduzir através da substituição de matéria prima, instalação de sistemas de exaustão ou outras medidas que se fizerem necessárias”, explica.

Ela diz que as avaliações devem ser feitas periodicamente e sempre que houver mudança de layout, alterações no processo de trabalho, mudança de fornecedor de matéria-prima e melhorias no ambiente após a primeira análise, estabelecendo parâmetros de comparação.

A análise é de extrema importância porque é ela que vai evitar a exposição dos trabalhadores a substâncias que podem comprometer sua saúde, além de pagamentos de adicionais de insalubridade, recolhimento de contribuições previdenciárias relacionadas a aposentadoria especial e, ainda, ações trabalhistas indenizatórias.

O Sesi Paraná realiza a análise preliminar dos riscos, levantando os pontos e agentes a serem avaliados; a avaliação química conforme legislações vigentes; elabora um plano de ação para regularização das não conformidades e auxilia a empresa nas adequações, por meio de consultorias.

Para saber mais procure o Sesi mais próximo.

NOTÍCIAS