SST

NOTÍCIAS

Avaliação de agentes ambientais, o que é

Ruído, calor, radiação e poeiras estão entre os agentes físicos e químicos que precisam ser avaliados

17/03/2023

compartilhe

Em um ambiente de trabalho é possível que existam agentes físicos (ruído, calor/frio, vibração, radiação) e químicos (névoas, gases, poeiras) que poderão ou não causar danos à saúde do trabalhador.

As Avaliações Quantitativas de Agentes Ambientais têm o objetivo de expressar, por meio de números, a intensidade ou concentração de cada um deles para que seja possível determinar, com a comparação de limites de tolerância e limites de exposição estipulados na legislação trabalhista e/ou previdenciária, se o trabalhador poderá adoecer quando exposto a tais agentes ambientais.

“Caso haja possibilidade de danos à saúde, poderá ser necessário o pagamento de adicionais de insalubridade e ou recolhimento de alíquota para financiamento da aposentadoria especial, além de indicar a necessidade de implantação ou melhoria nas medidas de controle das exposições ocupacionais”, explica Daniela de Faria engenheira química especialista em Segurança do Trabalho, do Sesi Paraná.

Ela conta que com o resultado das avaliações quantitativas que todas as organizações que gerem riscos ambientais (físicos e químicos) em seus processos precisam fazer, é possível determinar:

 

1- a necessidade do monitoramento biológico por meio de exames complementares;

2- a eficácia do equipamento de proteção coletiva e individual;

3- avaliar a necessidade da utilização do equipamento individual;

4- determinar se é necessário pagamentos de adicionais.

“A partir dos dados quantitativos, que são subsídios assertivos, é possível tornar mais saudável o ambiente laboral, aumentar da vida útil dos equipamentos, reduzir a possibilidade de agravos à saúde e garantir maior satisfação dos colaboradores, o que resultará em maior produtividade e na preservação da boa imagem da empresa na comunidade a qual está inserida”, pontua Daniela.

E o Sesi Paraná possui profissionais qualificados para realizar as avaliações quantitativas dos agentes ambientais, seguindo as Normas Técnicas de Higiene Ocupacional, atuando nessa área há mais de 18 anos. Além disso, possui equipamentos modernos para a medição dos agentes, garantindo resultados precisos e consistentes.

Ainda, com o Retorno Garantido Sesi – Cashback de Programas Legais, as Avaliações Quantitativas de Agentes Ambientais podem sair de graça. Pois a indústria que contrata o Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) ou PGR e Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), ganha 100% do valor investido em créditos para compra de programas legais. Procure a unidade mais próxima.

NOTÍCIAS