SST

NOTÍCIAS

PGR: não precisa temer!

Ele é obrigatório, mas também um grande aliado das indústrias, que traz até benefícios financeiros

04/08/2022

compartilhe

O Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) nada mais é do que a materialização do processo de Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que visa a melhoria contínua das condições da exposição dos trabalhadores por meio de ações multidisciplinares e sistematizadas.

Com a atualização na NR-01, passou a englobar os cinco riscos ambientais (físico, químico, biológico, ergonômico e de acidentes) e deve ser composto, no mínimo, por dois documentos:

1 - Inventário de Riscos Ocupacionais, que compreende as etapas de Identificação de Perigos e Avaliação de Riscos, de modo a estabelecer a necessidade de medidas de prevenção;

2 - Plano de Ação, com as medidas de prevenção a serem introduzidas, aprimoradas ou mantidas, de modo a eliminar, reduzir ou controlar os riscos ocupacionais.

 Os documentos integrantes do PGR devem ser elaborados sob a responsabilidade da organização, respeitado o disposto nas demais Normas Regulamentadoras, datados e assinados.

Com a implantação e execução do PGR a empresa cumprirá o atendimento aos requisitos legas, reduzirá riscos, diminuirá o número de ações trabalhistas e indenizações, além dos custos da empresa para a preservação saúde e a integridade física dos trabalhadores.

O Sesi Paraná realizada o PGR para as indústrias, com o Inventário de Riscos e Plano de Ação a partir de ferramentas que auxiliam na estratégia de gestão dos riscos ocupacionais, sugerindo adequações com medidas preventivas e dando suporte à  tomada de decisão da empresa. Além da NR-01, o PGR do Sesi tem um portfólio de serviços que poderá fazer parte do GRO – Gerenciamento de Risco da Empresa.

A novidade é que ao contratar o PGR do Sesi Paraná, ou o PGR + PCMSO, o valor pago é revertido em crédito para a compra de laudos legais do Sesi Paraná. Se interessou?

Vem saber mais aqui!

*Colaborou Alessandra Rolim Pescosolido, engenheira de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná

NOTÍCIAS