Semana da Saúde: 5 motivos para cuidar da saúde dos colaboradores

Eles vão muito além da óbvia queda do absenteísmo. Venha conferir!

24/04/2023

compartilhe

Para fechar o Abril Verde e celebrar o dia mundial da Segurança e da Saúde no Trabalho, o Sesi Paraná preparou uma série de conteúdos diários para a Semana da Saúde. Para começar, Aline Gomides, Enfermeira do Trabalho do Sesi Paraná, lista os 5 motivos para cuidar da saúde dos trabalhadores.

1- Atendimento às normas regulamentadoras

Cuidar da saúde dos colaboradores é uma exigência legal e está prevista em normas regulamentadoras, que devem ser cumpridas pelas empresas e colaboradores, como é o caso da NR-7, que dá subsídios técnicos e legais para a atuação em saúde ocupacional. Com isso, por meio das ações previstas no PCMSO, acompanhamento e gestão de indicadores, consegue-se atuar na prevenção e promoção da saúde, bem como, na detecção precoce de doenças, monitoramento e controle de possíveis danos à saúde causados pelos riscos existentes no ambiente de trabalho.

2- Aumento da criatividade e inovação

A saúde influencia até no aumento da criatividade e inovação da sua equipe. Colaboradores saudáveis e bem-cuidados tendem a ser mais criativos e inovadores em suas atividades, o que pode trazer novas soluções e ideias para a empresa.

3- Redução do absenteísmo

Absenteísmo médico é a ausência temporária do trabalho por motivo de doença, justificada por atestado médico ou odontológico, impactando no lucro e na produção das empresas. Neste sentido, há passos básicos que podem ser implantados para auxiliar a empresa: estabelecer uma política de entrega de atestados, atuar na gestão de atestados médicos e afastamentos INSS, análise dos dados e propor ações educativas/preventivas de SST e de promoção da saúde, com foco no perfil epidemiológico da população estudada. Com isso, aumentará a competividade no mercado, redução de custo, aumento da produtividade e qualidade de vida no trabalho.

4- Melhora do clima organizacional

Cuidar da saúde dos colaboradores pode melhorar o clima organizacional, aumentando a sensação de pertencimento e engajamento.

5 - Reforço da cultura organizacional

A cultura organizacional se refere a um conjunto complexo de valores, crenças e ações que definem a forma como uma organização conduz seu negócio e está ligada diretamente com a motivação da sua empresa (missão, visão, valores, crenças e hábitos). Estudos demonstram que cada vez mais as empresas estão criando uma cultura forte e positiva voltada para a saúde e bem-estar dos seus colaboradores, como um ambiente de trabalho seguro e saudável, ações de saúde mental, entre outros.  Ao incluir a saúde e o bem-estar como valores da empresa, além de melhorar o clima organizacional, reduz-se o turnover, aumenta-se a produtividade e, consequentemente, diminui-se o absenteísmo.

NOTÍCIAS