Outubro Rosa: câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil

Prevenção continua sendo a melhor forma para prognósticos positivos

03/10/2023 - Atualizado em 02/02/2024

compartilhe

O câncer de mama é o segundo tipo mais comum no Brasil, sendo responsável por 10,5% de casos no país. Segundo Instituto Nacional do Câncer (INCA), estima-se mais de 73 mil novos casos serão registrados somente em 2023. No entanto, quando diagnosticados precocemente, as chances de cura chegam a 95%.

A informação e o acesso a exames, portanto, são essenciais. De acordo com o Ipec (Instituto de Inteligência em Pesquisa e Consultoria Estratégica), 54% das mulheres subestimam a importância da mamografia. Além disso, quase 38% dos casos só são diagnosticados em fases já avançadas.

Ainda, segundo o INCA (Instituto Nacional do Câncer), 17% dos casos podem ser evitados com hábitos saudáveis, como:

 :: Manter alimentação saudável, com o consumo regular de frutas, verduras e legumes; 
 
 :: Evitar o consumo de alimentos industrializados; 
 
 :: Fazer atividades físicas regularmente; 
 

 :: Realizar as consultas de rotina em dia; 

De acordo com a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), mulheres a partir de 40 anos devem fazer a mamografia de rastreamento anualmente; já as que têm algum tipo de risco ou histórico podem começar antes, seguindo orientação médica.

O papel das empresas

A preocupação com a saúde dos colaboradores deve ser vista como uma estratégia tanto para a produtividade quanto para a valorização e retenção de talentos. Criar um ambiente de trabalho seguro e saudável, promovendo a prevenção de doenças e a promoção do bem-estar físico e mental, é fundamental.

O Sesi Paraná tem soluções integradas em Segurança e Saúde para apoiar as indústrias paranaenses, como o Cuide-se + de Prevenção do Câncer. O foco é a prevenção da doença por meio da realização de exames de detecção, associados com orientação sobre a importância de hábitos de vida saudáveis, realização de exames clínicos e periódicos.​

Tudo isso é realizado por meio de três unidades móveis que chegam às indústrias de todos os municípios do estado. Em datas pré-agendadas, as colaboradoras realizam a mamografia e recebem orientações para a prevenção.​ As unidades móveis são verdadeiros consultórios sobre rodas, com equipamentos de alta qualidade e equipe técnica especializada.

Para saber mais acesse sesipr.com.br/segurancaesaude/servicos ou procure a unidade mais próxima.

NOTÍCIAS