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Semana da Saúde: Como os documentos legais ajudam na gestão da saúde das empresas
Eles são uma ferramenta importante para a gestão em Segurança em Saúde no Trabalho
27/04/2023
De alguns anos para cá as Normas regulamentadoras estão sendo revisadas. Elas continuam garantindo a saúde e a segurança do trabalhador em segmentos específicos, mas de uma forma atualizada e simplificada. O maior ganho, é que toda a documentação exigida deixou de ser mera burocracia.
Grande parte disso é por causa da nova NR-01, que estabelece as diretrizes gerais relativas à saúde e segurança no trabalho e os requisitos para o gerenciamento dos riscos ocupacionais e as medidas de prevenção em segurança e saúde no trabalho.
Ela instituiu a obrigatoriedade da implementação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), incluindo os fatores de riscos físicos, químicos, biológicos, acidentes e fatores ergonômicos, em substituição ao extinto PPRA.
Para atender a essas novas demandas, o PGR tem como entrega básica o Inventário de Riscos e o Plano de Ação, que se antes eram apenas uma formalidade, agora passa a ser uma ferramenta de Gestão em Segurança do Trabalho ativa e periódica dos riscos ocupacionais.
A indústria que implementa uma gestão de riscos, estabelece uma mudança cultural que impacta no modo de pensar, planejar e agir das pessoas, voltadas para o bem estar físico e mental, obtendo mais engajamento, criatividade, produtividade e novas oportunidades para as empresas inovarem.
A Segurança e Saúde no Trabalho é um conjunto de normas e procedimentos legalmente exigidos que criam ambientes seguros e saudáveis nas empresas, tanto para empregadores quanto para trabalhadores, por garantirem as condições adequadas para o trabalho, o que, consequentemente contribui para o aumento da produtividade.
Quem está em dia com toda a legislação, que inclui laudos e exames ocupacionais, tem em mãos dados relevantes para planejar ações a curto, médio e longo prazo, realizando assim, a gestão em Segurança e Saúde do trabalho.