NOTÍCIAS
Indústria paranaense reforça compromisso com a inclusão de Pessoas com Deficiência
Oficinas promovidas pelo Sesi Paraná e Conselho de Responsabilidade Social da Fiep mobilizam mais de 100 participantes e 40 indústrias em quatro cidades.
06/10/2025
A inclusão de Pessoas com Deficiência no mercado de trabalho ganhou força no Paraná em setembro de 2025. Nos dias 11, 23, 25 e 30, o Conselho de Responsabilidade Social da Fiep em parceria com o Serviço Social da Indústria (Sesi Paraná), promoveu oficinas dedicadas ao tema em Paranavaí, Toledo, Francisco Beltrão e Curitiba.
Os encontros reuniram mais de 100 participantes e representantes de 40 indústrias, além de instituições de ensino e órgãos parceiros, em um movimento coletivo de reflexão, sensibilização e troca de experiências sobre diversidade e equidade no mundo do trabalho.
Mobilização no Oeste, Noroeste e Sudoeste do Paraná
No dia 11 de setembro, Paranavaí recebeu 20 participantes, entre profissionais e representantes de diversas indústrias locais, para uma manhã de intensa troca e aprendizado. Um momento marcante foi durante uma das dinâmicas conduzidas pela equipe do Sesi Paraná, que incentivou uma reflexão profunda sobre as percepções e práticas cotidianas acerca da inclusão.
Segundo o feedback da equipe de Recursos Humanos da Indemil, participante do evento, “a oficina foi um divisor de águas para nós. Muitas vezes, encaramos a inclusão apenas como uma obrigação legal, mas essa atividade nos fez perceber o quanto ainda precisamos evoluir, não apenas como empresa, mas como pessoas."
Este depoimento reforça o impacto transformador da oficina, que além de cumprir um papel legal, amplia a consciência e o compromisso humano das indústrias com a diversidade.
Em Toledo, no dia 23, empresas referência em responsabilidade social e sustentabilidade — como Fiasul, Globoaves, C.Vale, Primato, Biopark, Frimesa, Prati Donaduzzi, Mascarello e Hospital de Olhos de Cascavel — participaram ativamente da oficina. Durante o encontro, os participantes destacaram a relevância do debate.
Para Joziana Pastro, do Hospital de Olhos de Cascavel, a experiência foi “extremamente enriquecedora, trazendo reflexões importantes sobre a inclusão da Pessoa com Deficiência no mercado de trabalho”. Já Sabrina Fernanda Neckel Moraes, da Globoaves, ressaltou a forma leve e acolhedora com que o tema foi conduzido, destacando que “temas como esse podem ser um desafio para abordar, mas as palestrantes trouxeram orientação e motivação”.
Felipe Gris, da FM Pneus, também avaliou positivamente: “o conteúdo foi claro e trouxe reflexões importantes sobre a inclusão. Foi gratificante poder compartilhar experiências e reforçar que todos somos igualmente capacitados, independentemente das nossas limitações”.
Dois
dias depois, em Francisco Beltrão, a oficina reuniu indústrias como Grupo MSA, Stang Distribuidora de Petróleo,
Pedra Branca Confecções, Flessak, Casaredo e Nutrisul, além da Agência do Trabalhador e instituições
como UTFPR e Unioeste.
A troca de experiências marcou o encontro, como relatou Ledinéia Ballmann
Fiorentin, da Stang Distribuidora: “os pontos debatidos foram assertivos com a realidade que vivenciamos nas empresas
e até mesmo na comunidade. A troca com outros colegas da área mostrou que não enfrentamos sozinhos os
obstáculos da inclusão”.
Oficina em Curitiba: 42 participantes e 18 indústrias
No dia 30 de setembro, o Campus da Indústria, em Curitiba, foi palco da quarta edição da oficina, que contou com a presença de 42 participantes e representantes de 18 indústrias.
As reflexões propostas sensibilizaram empresas a perceber a deficiência não como limitação, mas como uma característica a ser respeitada, reconhecendo as habilidades e competências do profissional. O impacto foi reconhecido por Fernanda Milane, do Instituto IBGPEX, que definiu a oficina como “um espaço de troca, acolhimento e esperança para a inclusão real das Pessoas com Deficiência”.
A coordenadora do Colégio Sesi, Rosangela Galvão, também reforçou o caráter prático da ação ao considerar a oficina “muito produtiva para nós que trabalhamos com educação inclusiva”. Na mesma linha, Fabiula Peressuti, da empresa A.Yoshi, avaliou o encontro como “um evento incrível, que superou as expectativas”.
Inclusão que transforma a indústria
As oficinas realizadas em setembro demonstram a força da mobilização coletiva em torno da diversidade. Ao reunir indústrias, trabalhadores, educadores e gestores, o Sesi Paraná e o Conselho de Responsabilidade Social da Fiep reforçam que a inclusão de Pessoas com Deficiência não é apenas uma obrigação legal, mas uma oportunidade de transformação cultural, social e produtiva.
O compromisso agora é ampliar o alcance dessas ações e apoiar cada vez mais empresas na construção de ambientes de trabalho inclusivos, diversos e humanos. Mais inclusão, mais equidade, mais indústria. Conte com o Sesi Paraná para transformar diversidade em resultados.