Relatório analítico: a importância para a gestão da saúde e segurança 

Saiba do que é composto e por que faz tanta diferença no dia a dia das empresas

04/04/2022

compartilhe

O Relatório Analítico entrou em vigor janeiro deste ano com a atualização da Norma Regulamentadora Nº 7, que passou a ter foco na gestão de saúde do trabalhador, atuando no monitoramento, análise de dados e melhoria contínua, substituindo o relatório anual. 

Veja aqui as mudanças na NR07:

A enfermeira do trabalho do Sesi Paraná, Aline Gomides, explica que ele, assim como o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), é construído com base nos riscos ocupacionais previstos no Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR) e monitoramento de saúde dos trabalhadores, por meio do planejamento de ações previstas no PCMSO. “O objetivo é atuar de forma preventiva, realizando o rastreamento e diagnóstico precoce de doenças ocupacionais, preservando e promovendo a saúde aos colaboradores.” 

 Os dados e análises dos últimos 12 meses são comparados com os do relatório anterior, a fim de identificar o controle da efetividade dos programas de saúde (PCMSO) e segurança (PGR) implementado pelas organizações. Por isso, é obrigatório que contenha, no mínimo: 

  • o número de exames clínicos realizados; 
  • o número e tipos de exames complementares realizados; 
  • estatística de resultados anormais dos exames complementares, categorizados por tipo do exame e por unidade operacional, setor ou função; 
  • incidência e prevalência de doenças relacionadas ao trabalho, categorizadas por unidade operacional, setor ou função; 
  • informações sobre o número, tipo de eventos e doenças informadas nas CAT emitidas pela organização, referentes a seus empregados; 
  • análise comparativa em relação ao relatório anterior e discussão sobre as variações nos resultados. 

“Vale destacar que o Relatório Analítico é um conjunto de ações realizadas no período de 12 meses e que foram estabelecidas no planejamento de ações do PCMSO, como por exemplo, a realizações dos exames ocupacionais (admissional, periódico, mudança de risco, retorno ao trabalho, demissional), entre outros”, diz Aline. “Sendo assim, para que o objetivo seja alcançado, é importante a integração e definições de responsabilidades de todos os atores (empregador, equipe de SST, RH e empregado)”, completa. 

Ela reforça ainda sobre o importante papel diário da equipe multiprofissional para que as ações previstas na NR7 sejam cumpridas e tenham informações fidedignas para a realização do relatório analítico. Além disso, o acompanhamento periódico/mensal dos indicadores de saúde é essencial para que se possa atuar ativamente em saúde e segurança. 

Por isso, o Sesi Paraná, que atua no ramo de saúde e segurança do trabalho há mais de 75 anos, apoiando as indústrias na realização dos programas legais de saúde e segurança e auxílio na gestão da informação.   

Para saber mais acesse sesipr.com.br 

Clique aqui e saiba por que falar sobre a segurança e a saúde no trabalho.

NOTÍCIAS