Por que falar sobre a saúde e a segurança no trabalho?

Abril Verde chama a atenção para a conscientização a fim de reduzir os acidentes laborais e as doenças relacionadas ao trabalho

01/04/2022

compartilhe

“A falta ou falha na gestão de Segurança e Saúde do Trabalho pode resultar em um aumento nos número de acidentes e doenças do trabalho, consequentemente, em afastamentos, incapacidade e óbito”. A afirmação é de Mariano Alberichi, Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná, que ressalta a importância de se falar sobre Segurança e Saúde do Trabalho.

Justamente para promover esse debate, visando a conscientização para contribuir com a redução dos acidentes laborais e das doenças relacionadas ao trabalho, que a Organização Mundial de Saúde (OMS) instituiu, há mais de 50 anos, o Abril Verde.

Os dados

“A Organização Internacional de Trabalho (OIT) apresentou em 2020 dados alarmantes, com a registro anual de 2,3 milhões de óbitos resultantes de acidentes ou doenças ocupacionais, com aproximadamente 6.400 pessoas mortas diariamente no mundo”, afirma Mariano. O Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, em parceria do Ministério Público do Trabalho e OIT, apresentou dados de 2012 a 2020 registrados no Brasil, onde foram notificados mais de 5,5 milhões de acidentes do trabalho e mais de 20.400 óbitos. Isso significa que a cada 3 horas e 51 minutos morre um trabalhador brasileiro.

No ano de 2020, no Paraná, foram registradas 33.220 CATs – Comunicação de Acidentes de Trabalho, sendo que em 2019, foram registradas 45.395 ocorrências, isso significa um acidente de trabalho a cada 16 minutos e 12.103 casos para cada milhão de trabalhadores.

Nos últimos anos o tema ganhou destaque. “A pandemia trouxe à tona as questões de prevenção, do uso de proteção e da higiene pessoal no ambiente de trabalho. Os empregadores entenderam que o cuidado com a saúde e a segurança dos seus funcionários, sejam eles próprios ou terceiros, é fundamental para lhes assegurar integridade física e mental, possibilitando a admissão de melhorias contínuas nos processo, o que reflete nos resultados produtivos”, diz o engenheiro.

Além disso, ele ressalta que o governo vem promovendo uma série de atualizações nas Normas Regulamentadoras para simplificar, desburocratizar e consolidar a legislação trabalhista, com o objetivo de melhorar o ambiente de negócio e ampliar a transparência , a segurança jurídica e corrigir os excessos. “Isso nos mostra a importância dos investimento em práticas com o objetivo de promover à saúde e à segurança do trabalhador, realizando uma gestão mais eficiente dos riscos e perigos, conforme determina na nova versão da NR01 – Disposições Gerais e Gerenciamento de Riscos Ocupacionais, que promove um ambiente de trabalho mais saudável e seguro”, afirma.

Com isso, ganha-se:

  • maior produtividade no dia a dia dos trabalhadores;
  • redução de riscos, acidentes, doenças e afastamento de trabalhadores;
  • redução de custos para o empregador.

A segurança do trabalho é uma ferramenta que deve ser utilizada nas empresas, com objetivo principal de prevenir acidentes e oferecer segurança, proteger os trabalhadores, utilizando ações técnicas e educacionais, dentre outras medidas, para a prevenção e minimização dos riscos, que podem causar acidentes de trabalho. “É importante tratar esse assunto sobre dois pontos de vista: o econômico, sobre os custos referente aos treinamentos, atendimento à legislação, equipamentos adequados, custos com afastamentos resultantes de acidentes ou doenças, menor custo de produção, melhor qualidade dos produtos, evitando os passivos trabalhistas; e o lado humano, que está diretamente ligado para a promoção da saúde dos trabalhadores no ambiente de trabalho e principalmente da consciência desse trabalhador em relação a sua importância dentro da empresa”, finaliza.

É por isso que até o dia 08 de abril o Sesi Paraná promove a Semana de Segurança e Saúde, com conteúdos exclusivos aqui no blog e nas redes sociais para apoiar à indústria. Acompanhe!

NOTÍCIAS