Já programou a vacinação dos seus colaboradores?

Conheça os principais mitos e verdades sobre a imunização contra a gripe

16/03/2022 - Atualizado em 18/03/2022

compartilhe

A gripe é um motivo importante de faltas no trabalho.

Verdade. A gripe dura uma semana, em média. Em casos mais graves, é capaz de durar mais tempo, geralmente de sete a 10 dias, podendo ocorrer a necessidade de afastamento do trabalho.

Não é preciso tomar a vacina contra a gripe todos os anos.

Mito. Recomenda-se que a vacinação contra a gripe seja realizada anualmente devido à rápida mutação do vírus influenza. Ou seja, os vírus que circulam neste ano, não serão necessariamente os mesmos que circularão no próximo.

A própria vacina contra a gripe pode causar gripe.

Mito. A vacina é inativada, sem vírus vivo em sua composição, portanto, não é possível que provoque a doença. No entanto, a vacina pode ocasionar alguns sintomas leves e passageiros que se assemelham aos sintomas da gripe, pois é a resposta do nosso organismo acontecendo. Esses sintomas tendem a desaparecer nos dias subsequentes à aplicação, caso isso não ocorra, deve-se procurar um médico.

As possíveis reações causadas pela vacina contra a gripe são muitas e severas.

Mito. Manifestações locais como dor, vermelhidão e endurecimento ocorrem em 15% a 20% dos vacinados. Essas reações costumam ser leves e desaparecem em até 48 horas. Manifestações sistêmicas também são brandas e breves. Febre, mal-estar e dor muscular acometem 1% a 2% dos vacinados. Têm início de seis a 12 horas após a vacinação e persistem de um a dois dias.

A vacina não funciona, porque mesmo vacinada, a pessoa pega gripe.

Mito. É importante destacar que a vacina (trivalente ou quadrivalente) protege contra as cepas dos vírus presentes em sua composição, mas existem muitos outros tipos de vírus que podem causar gripes e resfriados. Além disso, a vacinação protege dos sintomas mais intensos da infecção viral, prevenindo que se desenvolvam sintomas graves ou até mesmo a hospitalização.

Gripe pode matar.

Verdade. Quadros mais agravados da doença podem levar à óbito.

Não é possível se vacinar contra a gripe e contra a covid-19 ao mesmo tempo.

Mito. Em recomendação atual, o Ministério da Saúde autoriza a aplicação das duas vacinas no mesmo dia.

A vacina é o melhor meio de se prevenir.

Verdade. A vacina é uma das formas mais eficazes de se proteger contra a gripe. Sua formulação contém proteínas de diferentes cepas do vírus Influenza identificadas ano a ano, conforme orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda é possível aderir à campanha contra a gripe do Sesi Paraná.

Verdade. As adesões a campanha do Sesi Paraná foram prorrogadas até o dia 18 de março, ou enquanto houver disponibilidade de doses.

Confira aqui os benefícios da vacinação.

Para aderir à campanha, acesse sesipr.com.br/vacinacaogripe.

* Colaborou Rafael Augusto Iagher, farmacêutico e bioquímico do Sesi Paraná

NOTÍCIAS