Como construir ambientes laborais saudáveis

Colaboradores felizes e empresas mais produtivas são motivos para o investimento

17/02/2023

compartilhe

O que é um ambiente laboral saudável? 

“É onde o funcionário se sente valorizado e estimulado a oferecer o seu melhor. Desenvolvendo seu trabalho com motivação, os profissionais conseguem o aumento da produtividade e o alcance dos resultados de maneira satisfatória e concreta, obtendo o reconhecimento esperado, que os levará a satisfação profissional e financeira”, afirmam Sheila Gonçalves Marciotti, enfermeira do trabalho, Lidiane Mara Stefani, fisioterapeuta ergonomista, ambas da equipe do Sesi Paraná.

Mas, quais são os ganhos? 

Elas dizem que um ambiente saudável contribui para que os profissionais estejam mais dispostos e motivados, diminuindo a taxa de turnover e absenteísmo, melhorando a qualidade de vida profissional e pessoal. Em outras palavras, os colaboradores produzem mais e com maior qualidade, trazendo bons resultados.

Sheila e Lidiane conseguem listar ainda mais benefícios:

- Melhora do clima interpessoal e organizacional da equipe;

- Sentimento de pertencimento;

- Estímulo ao respeito entre os colaboradores;

- Comunicação saudável e eficaz na equipe.

Além disso, os colaboradores que não trabalham em um ambiente saudável, sentem-se insatisfeitos e podem desenvolver problemas de saúde mental, como stress, ansiedade, esgotamento mental.

 Saiba mais sobre o Burnout, a síndrome do estresse no trabalho. 

Para empresa, os impactos vão desde a alta rotatividade de funcionários, custos com encargos trabalhistas, prejuízos para a imagem da empresa, piora para o clima organizacional e perda de bons profissionais.  

Cinco dicas para construir um ambiente laboral saudável

1- Qualifique as lideranças

2- Implemente boas práticas de Relações Interpessoais

3- Estimule a boa comunicação

4- Dê feedbacks

5- Invista na saúde física e mental dos colaboradores

“Com um ambiente laboral saudável, ganham os colaboradores, as empresas e toda a sociedade”, finalizam Sheila e Lidiane.

NOTÍCIAS