Como a sinistralidade do plano de saúde da sua empresa pode ser reduzida com medidas de prevenção da saúde

O Sesi no Paraná possui programas de gestão em saúde que ajudam as indústrias nessa missão

11/04/2021 - Atualizado em 28/01/2020

compartilhe

A sinistralidade do plano de saúde de cada empresa é medida pela relação entre a quantidade de utilização e procedimentos realizados pelos usuários (colaboradores e dependentes) e o prêmio pago à operadora (valor recebido). Sua redução é relevante porque é um dos fatores que influencia diretamente no reajuste anual do contrato.

Assim, quanto maior o número de colaboradores/dependentes que utilizam o plano e realizam procedimentos, internamento hospitalar, entre outros, maior será o valor do reajuste. No entanto, é possível reduzir a sinistralidade do plano de saúde com medidas para prevenir doenças e agravos, acidentes de trabalho, através de ações de promoção à saúde.

O sedentarismo é um dos principais fatores de risco para as Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), tais como diabetes tipo 2, hipertensão, doença cardiovascular, osteoporose e depressão. Além disso, as taxas de sobrepeso e obesidade, também fatores de risco, variam entre 40% e 60% nas empresas brasileiras.

A prática regular de exercícios físicos e da alimentação saudável têm efeitos benéficos na prevenção e no tratamento de doenças, sendo uma das melhores formas de manutenção da saúde dos indivíduos. Além disso, pesquisas apontam que funcionários ativos fisicamente têm redução média de dois a cinco dias/ano de afastamento, o que comprova que investir na promoção da atividade física é assertivo na redução do absenteísmo e no aumento da produtividade.

A prevenção aos acidentes de trabalho também é de extrema relevância para reduzir a sinistralidade dos planos de saúde. De acordo com o Ministério do Trabalho, o Brasil é o quarto país do mundo no ranking de acidentes laborais. Os motivos variam entre a falta do equipamento de segurança, cansaço ou até mesmo distração. Em 2017, mais de 37 mil ocorrências foram causadas por quedas, que na maioria das vezes poderiam ser evitadas.

Os eixos de Prevenção de Acidentes de TrabalhoAlimentação Saudável e Estímulo a Atividades Físicas do Programa Cuide-se+ do Sesi no Paraná ofertam ações preventivas e educativas de acordo com a necessidade de cada empresa, para que os colaboradores tenham informações para se tornarem cada vez mais saudáveis e, consequentemente, produtivos.

Para saber mais, acesse sistemafiep.org.br/cuidesemais.

NOTÍCIAS