Projetos

Sustentabilidade

EMAV: solução para aproveitamento de sobras de MDF da indústria moveleira

07/12/2023 - Atualizado em 11/12/2023

compartilhe

É possível reutilizar sobras de chapas de fibra de média intensidade (MDF) da indústria moveleira? A partir dessa pergunta simples, estudantes do Colégio Sesi da Indústria desenvolveram um projeto capaz de resolver um dos problemas do setor moveleiro e se tornar uma solução ambiental sustentável.

O projeto “EMAV: solução para aproveitamento de sobras de MDF da indústria moveleira” foi desenvolvido pelas estudantes Maíra Duarte Alves, Ariane Paula Walczak, Emanuela Nowak e Vitória Limanski Opaloski, sob orientação do professor Adriano Gabiec, do Colégio Sesi da Indústria de União da Vitória. Segundo a equipe, a ideia surgiu a partir de uma visita a uma indústria moveleira, quando tiveram contato com o problema. “Começamos a buscar soluções para esse problema e, após várias pesquisas, agregamos mais um: as cartelas de remédio que são descartadas em lixos comuns ou de forma incorreta”, conta Ariane.

No lado direito da foto está um pedaço do EMAV e do lado esquerdo está aplicado a uma capa
                  para smartphone

As estudantes, então, misturaram silicone ao MDF moído até formar uma massa, que pode ser transformada em materiais como capas para smartphone, para agendas e cadernos, mouse pads, protetores de porta e tapetes. “A cada dia, buscamos melhorar o nosso projeto. O blister, que é a cartela de remédio triturada, está sendo acrescenta à massa. Dá uma textura diferente e até mais resistência”, explica Maíra.

Com o objetivo de reduzir a quantidade de resíduos descartados de maneira inadequada, e contribuindo com a sustentabilidade, a equipe acredita que o produto pode abrir oportunidades de mercado e atrair diferentes tipos de clientes. Ariane acrescenta que o compromisso ambiental do EMAV pode atrair consumidores conscientes que apoiam empresas social e ambientalmente responsáveis. Para ela, a proposta de permitir que outras indústrias parceiras coletem o MDF e produzam o EMAV promove a colaboração e cria uma cadeia de valor sustentável. Essa abordagem também pode fortalecer parcerias entre empresas, contribuindo para o desenvolvimento econômico local.

Diferentes texturas e cores do EMAV

O projeto foi selecionado para a primeira fase do Inova Paraná 2023 e também foi apresentado na 8ª Feira de Ciências Júnior PUCPR, conquistando o 1º lugar na categoria Ensino Médio e Técnico 1º ano na 4ª Mostra Paralela da PUCPR.

“Os próximos passos do projeto são melhorar o produto, adicionando cor, por exemplo. Fizemos pesquisas de validação e descobrimos que os clientes estariam dispostos a comprar nossos produtos no mercado logístico”, acrescenta Maíra. “Acredito que, ao participar dessas feiras, temos grandes oportunidades para que indústrias ou empreendedores estejam dispostos a fazer parcerias conosco para aprimorar nosso projeto.”