Projetos

Sustentabilidade

Biofilme Nanopolimérico Anticongelante para Hortaliças

08/02/2021

compartilhe

Os estudantes Camille Burda de Lima, Evillin Cristine Trapp Rosa, Isabella Stengrat Garcia e Isadora Paulina Leão do Santos e os orientadores Solange Guindani Coltro, Alexandre Bueno, Amanda Pugsley Nacarato e Isabela Aguiar Dantas, do Colégio Sesi da Indústria da CIC, desenvolveram um filme nanoestruturado associado a uma substância anticongelante, que forma uma camada protetora na planta, reduzindo danos causados às hortaliças na ocorrência de geadas.

O trabalho visa reduzir os danos causados às hortaliças na ocorrência de geadas, buscando aumentar a resistência das plantas e reduzir perdas na agricultura causada por este fenômeno natural, através de um filme nanoestruturado de metil celulose associado a uma substância anticongelante, o Propilenoglicol, que forma uma camada protetora na planta, alterando o ponto de congelamento da água, fazendo com que o mesmo diminua. O biofilme foi adicionado a superfície das folhas de alfaces (Lactuca sativa), para alguns testes. As mesmas foram submetidas simulações de geadas utilizando um refrigerador e também permaneceram descobertas na ocorrência de uma geada. A partir disso as plantas apresentaram uma maior resistência ao fenômeno natural. 

A utilização deste produto, torna-se uma nova alternativa na solução de problemas de desperdício referente ao descarte de hortaliças e problemas econômicos voltados ao agricultor e suas perdas de plantio. O uso desta técnica facilita no processo de proteção da planta formando uma camada que alterando o ponto de congelamento da água, fazendo com que o mesmo diminua. Além disso, a película protetora promove um melhor crescimento e qualidade das hortaliças, diminuindo qualquer tipo de perda. Principalmente em regiões onde os efeitos da geada são severos, será uma grande alternativa para os agricultores de pequeno e médio porte. 

Foram feitos testes de proporção do produto, verificação da Nanoestrutura, como também, Análises residuais do produto na planta (RMN), testes a nível de laboratório e em campo foram realizados, afim de comprovar a eficácia do Biofilme. Foi descoberto que o mesmo produto tem a ação conservante de alimentos, sendo assim, pretendemos fazer testes em outras frutas para comprovar sua eficiência.