De 28 de fevereiro a 2 de março, Brasília recebe cerca de 100 competidores de robótica dos Colégios Sesi do Paraná. Serão 11 equipes defendendo títulos nas quatro modalidades do Festival Sesi de Educação: FLL, FTC, F1 in Schools e FRC.
Já conhecemos as nossas equipes que vão competir na etapa nacional da FLL. Agora, é a vez das equipes Quimera, Ragnarok FB e Sesi Senai Brontobyte, da FTC.
Quimera
_271237_img.jpeg)
A equipe da Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais está na expectativa de voltar para casa com alguns prêmios! Os estudantes dizem que tiveram grandes avanços e é justamente isso que dá maior confiança para o time.
Na reta final para a etapa nacional, a Quimera está treinando muito, tanto a parte estratégica da arena quanto a apresentação verbal.
O robô tem alguns diferenciais técnicos, segundo os próprios membros da equipe: esquemas de movimentação e reconhecimento visual, personalização de componentes de jogo e identificação, e a realização de testes para garantir estabilidade e maior taxa de acertos. “Também é possível citar a coesão em todas as áreas, a boa gestão de recursos e comunicação. Isso foi, sem dúvida, essencial para o produto final sair como o desejado.”
Ragnarok FB
_271238_img.jpeg)
Essa é a temporada inaugural da Ragnarok FB! Os estudantes do Colégio Sesi da Indústria de Francisco Beltrão estão indo a Brasília com estratégias revistas pensando em uma boa classificação na etapa nacional da modalidade FTC.
A equipe está focada no desenvolvimento do jogo, concentrada na apresentação de sala e na promoção da robótica e da Ragnarok FB nas mídias de comunicação da equipe. Além de fazer o melhor para a construção do robô, os estudantes ainda se dedicam a projetos sociais com objetivo de aflorar mudanças locais.
Para eles, a construção do robô é apenas uma parte do processo. “O verdadeiro diferencial está na influência que a equipe causa nas pessoas ao seu redor.” Lindo, não é mesmo?
Sesi Senai Brontobyte

Desafio e aprendizado. Essas duas palavras resumem o pensamento da equipe do Colégio Sesi da Indústria da CIC, de Curitiba.
Na temporada atual, a Sesi Senai Brontobyte é predominantemente formada por membros novatos e desenvolveu planos estratégicos para o modo autônomo e para o teleoperado. “Introduzimos novos componentes que promovem a inovação do nosso robô”, dizem os membros da equipe.
Entre as novidades do robô, destaca-se um intake de canudo simples, mas altamente eficaz e veloz. Além disso, os estudantes implementaram um sistema de recolhimento de pixels que incorpora uma porta que pode se abrir e fechar. Esse mecanismo permite a coleta eficiente de dois pixels de uma só vez, sem ultrapassar o limite estabelecido.