O Colégio Sesi está atento às tendências da indústria e do mundo do trabalho e, por isso, tem o compromisso de elevar a qualidade do ensino e da aprendizagem.
Para os próximos anos, a intenção é protagonizar o futuro da educação como referência no uso de tecnologias educacionais, em sistema autoral de ensino, formação de docentes, gestão escolar e espaços de aprendizagem adaptados às melhores e mais modernas práticas.
Nesse sentido, uma das iniciativas é a implementação do Projeto Sala de Aula Digital, desenvolvido pelo Departamento Nacional do SESI, com o objetivo de estabelecer o uso das tecnologias digitais no processo de ensino e aprendizagem com intencionalidade pedagógica. Além disso, estruturar as estratégias didáticas considerando o uso das tecnologias educacionais articuladas à rotina escolar dos docentes e estudantes.
O projeto piloto vai acontecer em três etapas:
- 1ª fase: 2023 – alunos do 1º ano do Novo Ensino Médio
- 2ª fase: 2024 – alunos do 1º e 2º ano do Novo Ensino Médio
- 3ª fase: 2025 – alunos do 1º, 2º e 3º ano do Novo Ensino Médio
No Paraná, o piloto acontecerá nas Escolas Sesi de Referência da Indústria e Internacional, em São José dos Pinhais e Londrina. Para isso, os alunos já receberam notebooks, conforme previsto nas fases de implementação do projeto.
“A Sala de Aula Digital dará ainda mais autonomia aos estudantes que, com acesso ao material didático, pesquisas e outras atividades, participam colaborativamente, resolvendo desafios reais do mundo do trabalho”, afirma Fabiane Franciscone, superintendente do Sesi e IEL Paraná e diretora regional do Senai.
Na primeira fase, foram distribuídos 232 notebooks aos alunos do 1º ano das Escolas Sesi de Referência de São José dos Pinhais e de Londrina, entre os dias 14 e 25 de agosto.