Notícias

Robótica no Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria

Paraná foi representado pela equipe BENDERMINDS - 18066 de Dois Vizinhos

17/03/2022 - Atualizado em 10/03/2022

compartilhe

A equipe de Robótica BENDERMINDS – 18066 do Colégio Sesi da Indústria em Dois Vizinhos, na região sudoeste do estado, marcou presença no 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, realizado nos dias 9 e 10 de março, em São Paulo. Eles participaram de uma edição especial (pocket) da competição de robótica FIRST Tech Challenge (FTC), em que projetam, constroem, programam e pilotam um robô de até 19 kg. 

A Equipe, representada pelos alunos Eduardo Paggi, Felipe Ribeiro e Flavia Baldo Kucmanski, acompanhada pelo professor técnico do Colégio Sesi da Indústria em Pato Branco, Marcos Bertani Gazola, conquistou o 6º lugar no ranking geral e chegou às semifinais, ficando em 4º lugar. 

Cada temporada de competição FTC - que acontece em âmbito regional, nacional e internacional - dura um ano e tem um tema. Nesse período, os jovens têm o primeiro contato com engenharia e programação, já que os robôs construídos com peças reutilizáveis de madeira, acrílico, plástico e metal devem cumprir uma série de atividades em uma área de 16 metros quadrados, de forma autônoma e tele operada. A equipe ainda elabora estratégias de marketing e um plano de responsabilidade social, além de produzir um Caderno de Engenharia, detalhando as ações e o desenvolvimento do robô. 

Com o FTC na programação do Congresso, um dos maiores eventos sobre tendências e boas práticas em inovação da indústria brasileira e mundial, o Sesi Nacional teve como objetivo aproximar a indústria da robótica, possibilitando que os empresários conhecessem a competição, as inovações que ocorrem no processo de desenvolvimento dos robôs e o impacto positivo na formação dos estudantes. Em outros países, grandes empresas, como Qualcomm, Apple e GM, veem as equipes como a oportunidade de investir em projetos educacionais e na formação de banco de talentos. 

A edição pocket da competição de robótica FIRST Tech Challenge (FTC) realizada durante o 9º Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria contou a presença das 12 melhores equipes de todo o Brasil. A Benderminds, do Colégio Sesi da Indústria em Dois Vizinhos, foi a única representante do estado do Paraná no evento. 

Para acompanhar as novidades da equipe, acesse o Instagram @bendermindsftc.