Notícias

O que faz do Colégio Sesi Internacional uma Showcase School?

Escolas escolhidas pelo programa ao redor do mundo estão envolvidas na transformação digital para melhorar o ensino-aprendizagem

02/09/2022

compartilhe

O Programa Microsoft Showcase School reconhece um seleto grupo de escolas ao redor do mundo como excelência no uso da tecnologia para incentivar a aprendizagem. Essas instituições compartilham experiências e ideias a partir da inovação e do empreendedorismo dentro do ambiente escolar.

As escolas escolhidas pelo programa estão envolvidas na transformação digital, com o objetivo de melhorar o ensino e a aprendizagem ao redor do mundo. Isso ocorre a partir da criação de experiências que inspiram o aprendizado para a vida e estimulam o desenvolvimento de habilidades cada vez mais importantes para o sucesso profissional. Assim, equipe pedagógica e alunos estão mais conectados, realizando um trabalho colaborativo de forma ágil e dinâmica, expandido as fronteiras da comunicação e do conhecimento.

O programa oferece aos líderes escolares um ambiente de compartilhamento de suas ideias sobre inovação digital e apresenta novas metodologias e soluções online em eventos internacionais e regionais. A plataforma da comunidade Microsoft oferece, para todos os envolvidos, cursos de capacitação sobre o uso de ferramentas aplicadas para a educação significativa, personalizada e criativa, promovendo a autonomia do aluno de modo seguro e com conteúdo de qualidade.

Para se tornar uma Showcase School, as escolas podem personalizar os processos de aprendizagem e ensino a partir de tecnologias como o Office 365 para Educação, Office Mix, OneNote, Skype, Minecraft, entre outras. Com isso, o ensino se torna cada vez mais inovador, desenvolvendo habilidades reconhecidas nos países mais desenvolvidos do mundo.

 

Reconhecimento dos Colégios Sesi

As unidades do Colégio Sesi Internacional em Curitiba (Campus da Indústria), Foz do Iguaçu e Londrina estão entre as 417 escolas reconhecidas pelo Programa ao redor do mundo.

Segundo o coordenador de Educação e Negócios, Reinaldo Rodrigues dos Santos, as práticas sugeridas na trilha de formação do programa são utilizadas pelos Colégios Sesi desde 2016. Entre as plataformas Microsoft disponibilizadas gratuitamente aos alunos, ele cita Teams, One Note e Minecraft Education Edition como as mais utilizadas.

“O Teams foi utilizado para as aulas síncronas, no modelo presencial conectado, e para controle e gestão de atividades avaliativas e pesquisas colaborativas. O Minecraft Education é utilizado para a parte lógica, programação e também para ensaios. Nele, os alunos conseguem simular projetos, laboratórios de química e de biologia, por exemplo, suprindo a falta de algo tangível. Já o One Note é utilizado para atividades colaborativas e registros de eventos de toda a rede dos Colégios Sesi do Sistema Fiep”, comenta.

Além dessas plataformas, as unidades do Colégio Sesi ainda utilizam plataformas como o Outlook, Planner e todo o pacote Office 365 de forma personalizada para a metodologia de ensino da instituição.