Notícias

Inauguramos a primeira Escola Sesi de Referência Internacional

Unidade em Londrina tem capacidade para atender 500 alunos do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio em tempo integral

11/05/2023

compartilhe

Chegou o grande dia!!! A primeira Escola Sesi de Referência Internacional foi inaugurada hoje em Londrina!

A capacidade da Escola é para cerca de 500 alunos do Ensino Fundamental II (6º ao 9º ano) e Ensino Médio, em tempo integral.

São 1.039,08 m² de espaços estruturados com mobiliário, equipamentos e materiais didáticos específicos para cada área do conhecimento.

Para o presidente do Sistema Federação das Indústrias do Paraná (Fiep), Carlos Valter Martins Pedro, a Escola Sesi de Referência Internacional, que teve um investimento total próximo aos R$ 12 milhões, deve contribuir para o desenvolvimento industrial do norte paranaense. “A educação ofertada pelo Sesi está alinhada às tendências da indústria, por isso os alunos terão acesso a muita tecnologia e inovação para que estejam preparados para o futuro, com uma linha de conhecimento estruturada e adequada ao cenário industrial de Londrina e região”, afirma.

Ao todo, são 14 ambientes de aprendizagem: uma sala para a prática de robótica educacional, um espaço maker e 12 salas temáticas exclusivas para as grandes áreas do conhecimento: Ciências Humanas e Sociais Aplicadas; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

“Nesse novo formato, quem troca de sala de aula são os alunos. Assim, os espaços, desenhados especialmente para cada área do conhecimento, com equipamentos e materiais didáticos específicos, ficam à disposição dos professores para organização de acordo com o conteúdo, além de promover a autonomia e o protagonismo dos alunos”, comenta o gerente executivo de Educação do Sistema Fiep, Sidinei Rossi.

O projeto da Escola Sesi de Referência Internacional é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI), por meio do Sesi Nacional, em parceria com o Sistema Fiep, por meio do Sesi Paraná.

Segundo a gerente de Educação do Sistema Fiep, que atua na região Norte, Elizandra Maria Lauro Estefanuto, a nova estrutura da Escola Sesi de Referência Internacional ressignifica o trabalho realizado pela instituição. “Vamos agregar cada vez mais a abordagem STEAM dentro da nossa prática pedagógica, em uma estrutura de ponta para oferecer cada vez mais um ensino de qualidade aos nossos alunos”, aponta.

 

Ensino bilíngue

O grande diferencial da Escola – você já sabe – é a imersão na língua inglesa em todas as atividades, tornando o aprendizado mais significativo e possibilitando alcançar um nível de fluência maior.

“Essa imersão na língua inglesa traz uma grande vantagem para a vida pessoal e para o futuro profissional do aluno. É muito mais do que aprender inglês: é ter contato com a língua de forma natural e imersiva, desenvolvendo ao mesmo tempo as competências e habilidades para se tornarem cidadãos do mundo”, completa o coordenador de educação da Escola, João Paulo Alves Silva.

 

Outros diferenciais

Mais que inspirar o estudante a se tornar protagonista, a Escola Sesi de Referência Internacional traz os cinco elementos do DNA STEAM: investigar, descobrir, conectar, criar e refletir.

Assim, o desenvolvimento educacional dos alunos recebe atenção especial por meio do incentivo à adoção de hábitos saudáveis no dia a dia; torneios de robótica e o desenvolvimento de projetos inovadores para a resolução de problemas; High School e dupla certificação; programa de intercâmbio; suporte ao ENEM, por meio de atividades extracurriculares e oficinas gratuitas; e parcerias internacionais, que facilitam o ingresso de alunos formados na Escola Sesi de Referência.