Produzir um vídeo de até três minutos com propostas criativas para solucionar problemas relacionados à Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável, elaborada pela ONU. Foi a partir deste desafio que as alunas Giulia Garcia de Morais, Eduarda Schumancher Portes e Mariana de Cassia Maciag Borges, do Ensino Médio do Colégio Sesi Internacional em Curitiba, orientadas pela professora Letícia Beraldi Mancia e e Flávia Ferreira, conquistaram troféu e menção honrosa, ficando entre as melhores do Brasil na Creativity Marathon 2022, Maratona Global de Criatividade promovida pela Full Sail University, uma das universidades mais reconhecidas do mundo na profissionalização para a indústria do entretenimento.
A entrega da premiação aconteceu nesta quinta-feira, 23 de junho, na Biblioteca do Colégio Sesi Internacional, em Curitiba, com a presença da Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University.
Com o Projeto “Who is the Woman?”, que começou em 2021 no After School The Scientists do Colégio Sesi Internacional de Curitiba e foi finalizado agora em 2022 quando ganhou o prêmio, a equipe disputou com outros 4 mil alunos de instituições de ensino do Brasil e de outros lugares do mundo como Estados Unidos, Índia, Colômbia e México.
Confira abaixo o vídeo premiado:
“O vídeo começou quando estávamos conversando com nossas amigas sobre coisas que a gente gosta e começamos a perceber como a mulher estava sendo colocada na sociedade; começamos a nos questionar em relação a quem era essa mulher e como ela estava sendo vista; Começamos a pesquisar sobre isso e foi assim que surgiu a ideia do vídeo”, explica a aluna Giulia Garcia de Morais, do 3º ano do Ensino Médio e integrante da equipe premiada.
Somente no Brasil, foram 2 mil alunos inscritos que, organizados em grupos, submeteram 500 vídeos para a premiação. Deste total, apenas cinco vídeos foram selecionados para receber o troféu de menção honrosa e certificado de participação e um destes, claro, ficou com a equipe do Colégio Sesi Internacional, em Curitiba.
"Este é um vídeo muito emocionante de assistir, porque fala da mulher na sociedade, da questão da opressão e daquilo que se espera que as mulheres façam; e esse vídeo foi criado por um grupo de mulheres e é uma poesia. É um texto muito forte, com uma atuação muito forte e vem para mostrar, em três minutos, a visão do que se espera da mulher na sociedade e de como estas meninas, que estão no terceiro ano do ensino médio, entendem que isso precisa mudar e como isso precisa mudar”, diz Carol Olival, Community Outreach Director da Full Sail University. “Elas deram uma mensagem bem forte, muito poderosa, muito bem escrita, bem montada e editada. O vídeo todo, de três minutos, é muito gostoso de assistir”, acrescentou.
Segundo a organização do evento, os alunos tiveram quase dois meses para apresentar seu produto final à Full Sail. Durante esse período, a universidade promoveu sessões de mentoria online com profissionais especializados em sustentabilidade, audiovisual, edição, design thinking, multilinguagens e outras áreas. Tudo para ajudar os grupos na concepção de seus vídeos.
“Além de instigar a inovação, a Maratona da Criatividade teve como objetivo desenvolver o empreendedorismo, o trabalho em equipe, a liderança e a comunicação dos alunos, habilidades fundamentais para todo bom profissional nos dias de hoje”, afirma Carol. Localizada na Flórida, nos Estados Unidos, a Full Sail University oferece diversos programas presenciais e online, sempre com abordagens focadas na solução criativa de problemas e na experiência real do mercado de trabalho.
Mediação para a iniciativa aconteceu por meio da YES Intercâmbio
“O nosso papel é selecionar escolas internacionais ou escolas com perfil acadêmico muito fortes, com o propósito de que estes alunos sejam selecionados por estas universidades fora do Brasil. Neste sentido, nosso papel nessa parceria é enriquecer os projetos de internacionalização para os Colégios Sesi Internacional em todo o Paraná. O nosso papel é trazer oportunidades que estão acontecendo fora do país para engrandecer os alunos e o colégio”, diz Diogo Rodrigues, CEO da YES Intercâmbio, consultoria de educação internacional que representa oficialmente no Brasil mais de mil universidades em 40 países e é a parceira oficial da Full Sail University para esta iniciativa com o Colégio Sesi Internacional.
Todo o Projeto foi desenvolvido dentro do After School The Scientists:
O After School The Scientists é um projeto de alta performance, composto pelos melhores alunos do Colégio, que são convidados a participar por apresentarem excelente desempenho escolar. Por meio dele, os alunos desenvolvem projetos de iniciação cientifica e projetos voltados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, de Olimpíadas do conhecimento e competições em geral. “Montamos equipes, participamos de todas as olimpíadas do conhecimento que eles gostam e desenvolvemos projetos de iniciação científica com cada um dos alunos em áreas como física, programação e ciências humanas”, explica Letícia Beraldi Mancia, uma das professoras responsáveis pelo After School.
E sobre o Projeto “Who is the Woman?”, ela acrescenta: “Esse é um projeto que visa provocar reflexão sobre a igualdada da mulher na sociedade. Essa foi uma equipe totalmente feminina e de alunas muito comprometidas, inteligentes, sagazes e eu fico muito feliz com esse resultado e reconhecimento para as nossas alunas. Todo o mérito é delas, inclusive da aluna Giovana Pereira de Assis que participou do projeto em 2021, quando estava no terceiro ano do ensino médio e, este ano, já está na universidade, cursando Psicologia na UEL".
Clique aqui e confira a galeria de fotos da premiação.