Notícias

Dia Internacional da Mulher: não é sobre flores, é sobre direitos

Palestras e atividades marcaram o dia nas unidades dos Colégios Sesi em todo o Estado

08/03/2023

compartilhe

Neste dia 8, comemoramos o Dia Internacional da Mulher, uma data muito especial para lembrarmos da luta por direitos e para trazermos à luz temas como a igualdade (ou equidade?) de gênero e o empoderamento feminino. Colégios Sesi da Indústria, Colégios Sesi Internacional, Escola Sesi de Referência da Indústria e Escola Sesi de Referência Internacional tiveram ações para refletir sobre esses assuntos.

Em Apucarana e Arapongas, por exemplo, o foco da atividade foi a saúde. Com o tema “Mente sã – Corpo saudável”, as unidades proporcionaram à comunidade escolar feminina aulas de zumba, ritmo que trabalha corpo e mente de forma conjunta e permite ampliar as relações interpessoais.


Já em Pato Branco, a delegada do Núcleo da Divisão de Narcóticos (Denarc) de Pato Branco, Franciela Alberton, foi convidada pelo Grêmio Estudantil para um bate-papo com as alunas. Franciela levou muita inspiração para as estudantes, abordou temas como dedicação nos estudos, mundo das profissões, violência contra a mulher e compartilhou uma linda experiência de vida. A delegada, ainda, explicou de forma clara e objetiva todos os mecanismos que compõem a Lei nº 11.340, conhecida como Lei Maria da Penha, demonstrando os vários tipos de violência contra a mulher.

No Colégio Sesi da Indústria do Boqueirão, em Curitiba, a palestra foi com Marcia Rudunike, Gerente de Desenvolvimento Comportamental da empresa FIENG Construtora. A conversa com as alunas do Ensino Médio abordou a presença feminina no mercado de trabalho e a necessidade de eliminar preconceitos e estereótipos de gênero. Marcia falou de forma a sensibilizar e estimular a autoconfiança, o empoderamento feminino e a escolha de carreiras tradicionalmente dominadas por homens.

Iniciativas como essas reforçam a importância de discussões que levem ao crescimento profissional e pessoal dos estudantes, promovendo autonomia e criticidade, foco da nossa metodologia.

Mulheres, feliz dia!