Notícias

Como uma simples brincadeira de Lego pode estimular o aprendizado e a interação

Atividade com filhos de industriários desperta pequenos designers e engenheiros em Centro de Educação Infantil

18/05/2022 - Atualizado em 04/06/2022

compartilhe

Imagine um grupo de crianças de 4 a 6 anos, trabalhando em equipe, pensando e agindo como designers e engenheiros, com objetivo de montar um parquinho divertido e criativo utilizando peças de Lego. Além de muita brincadeira e diversão, uma atividade como essa, por meio da mediação de professores e equipe pedagógica, é capaz de estimular na criança o aprimoramento de ideias e o pensando estratégico com foco no cumprimento de desafios propostos. 

E foi exatamente isso que aconteceu no Centro Educacional Infantil Kinderhaus, instalado dentro da Bosch em Curitiba, com torneiro First Lego League Discover - edição Playmakers. Um programa voltado para crianças de 3 a 6 anos, realizado totalmente dentro das escolas, onde equipes com até 4 alunos realizam a montagem do ‘modelo de descoberta’ da edição utilizando peças de Lego e o conjunto Lego Education STEAM Park. Ao longo da temporada, as equipes, sempre acompanhadas por seus professores/educadores, devem executar as dez atividades propostas no caderno de engenharia. Para acompanhar os alunos, os professores seguem as orientações do Guia de Encontro de Equipes, com instruções para cada uma das atividades, além da execução do evento de encerramento do torneiro. 

E foi assim que, ao longo de nove encontros, as crianças do Pré II B e Pré II C do CEI Kinderhaus, mediadas por suas professoras, responderam aos desafios propostos, desenvolvendo e aprimorando ideias, além de pensarem estratégias para incentivar pessoas de várias idades e com necessidades especiais a se manterem ativas e saudáveis. 

Na disputa final, os “pequeninos”, organizados em oito equipes que também contaram com a ajuda de monitores colaboradores da Bosch, precisaram cumprir duas exigências na primeira etapa da competição: ter no circuito um brinquedo inclusivo e um brinquedo com movimento. Já na segunda etapa da disputa, as equipes deveriam formar duplas para resolver o desafio de unir os circuitos de cada time em um modelo único, cumprindo a exigência da criação de uma peça móvel que unisse os dois circuitos. 

Ao final do torneio, os Minions e os Power Rangers se destacaram por suas criações e ganharam o direito da foto com o troféu e o adesivo de campeões desta temporada. As demais equipes receberam um prêmio pela participação e todos levaram para casa a recordação de um momento único, repleto de muitas risadas, diversão e trabalho em conjunto. Todas também receberam da First Lego League o Prêmio “Parquinho Criativo” e a equipe Quarteto Fantástico recebeu o Prêmio “Pequenos Engenheiros” pelo uso de polias e roldanas em sua construção.

“A First Lego League Discover é a mais jovem de três divisões da First Lego League (Discover, Explore e Challenge), criada para inspirar crianças e jovens no desenvolvimento de habilidades voltadas ao pensamento crítico, codificação, trabalho em equipe e design, por meio de atividades práticas e robótica”, explica Vinicius Nadolny, analista de Educação do Sesi. “O Lego League Discover - edição Playmakers tem tudo a ver com o aprender brincando. Por meio do uso de materiais Lego as crianças descobrem questões do mundo real, habilidades para a vida, hábitos de aprendizado e muito mais. As crianças aplicam princípios básicos de engenharia como uso de engrenagens e polias, e descobrem a física, como forças e movimento, atrito e muito mais, sempre celebrando a descoberta e o trabalho em equipe, enquanto se divertem”, completa. 

O torneiro First Lego League Discover - edição Playmakers realizado no CEI Kinderhaus da Bosch contou com a participação das equipes Liga da Justiça, Operação Big Lego, Os Incríveis, Poderoso Grupinho, Os Minions, Power Rangers, Quarteto Fantástico e Vingadores, todas formadas por filhos de colaboradores da Indústria instalada em Curitiba. 

Alunos da Educação Infantil da unidade Portão do Colégio Sesi da Indústria em Curitiba também participam da atividade 

Os alunos da Educação Infantil da unidade Portão, em Curitiba, também participaram da atividade dentro da sua unidade de ensino. 

As equipes Mount Lego I e II, Block Lego I e II do pré II B e Brincorporando I e II, Play Body I e II do pré II C, se preparam ao longo das aulas de robótica, respondendo à desafios propostos, aprimorando ideias, pensando e estratégias para incentivar as pessoas considerando todas as faixas etárias e pessoas de inclusão a se manterem ativos e saudáveis. 

Organizado pela Equipe Pedagógica da Educação Infantil, o 1º Torneio da First Lego League Discover, para crianças de 04 a 06 anos de idade na unidade Portão do Colégio Sesi da Indústria em Curitiba, contou com a participação de colaboradores da unidade CIC do Colégio Sesi da Indústria ; Senai Portão; Colégio Sesi da Indústria Educação Infantil Boqueirão; Kinderhaus; equipe comercial e Gerência de Educação, atuando como monitores das equipes para que os ‘pequeninos’ pudessem cumprir o último desafio da temporada Playmakers: construir um circuito inclusivo com um brinquedo de movimento e construir algo que pudesse unir os dois circuitos formando um grande parque. 

“Foi um momento de muito aprendizado e interação para as crianças que puderam vivenciar momentos de trabalho em equipe com criatividade, estratégia e diversão”, conta a coordenadora de educação básica da da unidade Portão do Colégio Sesi da Indústria, Juliana Neppel Soares.