Notícias

Como funcionam as alianças na FTC e na FRC?

Um dos valores mais admirados das competições da FIRST, o trabalho em equipe no Festival Sesi de Educação é de arrepiar

01/03/2024

compartilhe

Para quem ainda não conhece muito bem as modalidades FTC e FRC, presentes no Festival Sesi de Educação, vamos explicar uma das especificidades dessas competições: as alianças.

A aliança tem o objetivo de unir forças entre as equipes para conseguir completar as missões e garantir a maior pontuação possível. Assim, as equipes exercem o trabalho em equipe, um dos Core Values mais admirados na competição.

Para explicar sobre as alianças, convidamos a Maria Montemezzo, líder da equipe Ragnarok FB, da modalidade FTC, do Colégio Sesi da Indústria de Francisco Beltrão:

“Na FTC, as alianças são compostas por duas equipes. Então, na arena, disputam quatro equipes ao mesmo tempo. Duas equipes formam um time e as outras duas formam outro – alianças azul e vermelha. A aliança seria essa junção de uma equipe com a outra. Para competir juntos na aliança, precisamos discutir algumas estratégias entre as duas equipes, para conseguirmos realizar as missões da melhor forma possível dentro da arena”, explica.

Na etapa classificatória, as alianças são aleatórias, sorteadas durante o evento. As equipes da aliança vencedora do round ganham 2 pontos cada uma. Caso haja empate, as quatro equipes, das duas alianças, ganham 1 ponto. Esses pontos vão se somando ao longo da competição e cada equipe vai tomando lugar no ranking do torneio.

Já na modalidade FRC, a diferença é a quantidade de equipes que formam a aliança. Nesse caso, as alianças são formadas por 3 equipes na arena.

 

Como está o ranking?

Até a publicação deste post, a Quimera (Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais) está em 12º lugar, Ragnarok FB (Colégio Sesi da Indústria de Francisco Beltrão) está em 26º e a Sesi Senai Brontobyte FTC (Colégio Sesi da Indústria da CIC – Curitiba) está no 49º lugar. Ragnarok competiu em duas partidas até então, enquanto Quimera e Brontobyte têm três partidas na somatória do ranking.

Já na modalidade FRC, a Sesi Senai SteamPunk Monkey está em 9º lugar até a publicação desse post.

Continuamos na torcida por aqui!!!

 

>> Acompanhe o ranking de FTC em: https://ftc-events.firstinspires.org/2023/BRCMP/rankings. Para consultar a posição das nossas equipes na competição, procure pelos números: Quimera (#21222), Ragnarok FB (#24527), Sesi Senai Brontobyte FTC (#21085).

>> Para acompanhar o ranking de FRC, acesse: https://frc-events.firstinspires.org/2024/BRBR/rankings e acompanhe o desempenho da equipe Sesi Senai SteamPunk Monkey (#9049).

Foto da capa: Gilberto Sousa /SESI