Notícias

Tudo sobre Biologia e Ciências da Natureza

Professor Samuel Cunha, mestre em Parasitologia, deu dicas preciosas para o ENEM e principais vestibulares de 2022

24/05/2022 - Atualizado em 26/05/2022

compartilhe

Se você já ouviu falar em imunologia, nicho ecológico e a relação dos impactos ambientais gerados pela humanidade, saiba que esses são temas com grandes chances de serem encontrados no ENEM e vestibulares país afora quando falamos em Biologia e Ciências da Natureza. Mas se você ainda não está ligado(a) é bom correr com a revisão de conteúdo e ficar atento(a) a tudo aquilo que acontece ao seu redor e tem relação com o meio ambiente! 

No 2º Aulão do SUPERLIGA TERCEIRÃO dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional, o professor Samuel Cunha, mestre em Parasitologia pela Universidade Federal de Pelotas (UFPel) e licenciado em Ciências Biológicas lembrou que “das 15 questões de Ciências Biológicas cobradas no ENEM, a grande maioria está relacionada à ecologia atrelada à conhecimentos gerais”. 

Outros temas super em alta são a Imunologia e a Fisiologia Comparada. “Biologia é entender o nosso corpo e saber relacionar as coisas. Para esse ano, eu aposto que teremos questões relacionadas ao soro e vacinas não apenas no ENEM mas nos principais vestibulares do país”, disse ele. 

E se você já começou a relacionar as situações da diminuição dos impactos ambientais com as Ciências da Natureza, você já está à frente de muita gente que vai disputar aquela tão sonhada vaga junto com você. “Os impactos ambientais gerados pela humanidade afetam o meio ambiente e é por isso que o ENEM gosta de usar questões voltadas à diminuição dos impactos ambientais”, contou o professor Samuel Cunha. “Somos quase 8 bilhões de pessoas no mundo e estamos passando pelo chamado Efeito de Borda, gerando a perda de habitat e a extinção de espécies. Por isso precisamos ficar atentos em relação a quanto nós causamos de impacto ambiental no planeta”, acrescentou. 

Outra dica preciosa foi a questão do Nicho Ecológico. “Isso é uma ideia e modo de vida e é diferente de habitat. É bom ficar atento e saber diferenciar as coisas, porque o ENEM cobra isso na prova também”, alertou. 

As ideias de Darwin e Lamarck com seus usos e desusos também marcaram presença no 2º Aulão do SUPERLIGA TERCEIRÃO sobre Biologia e Ciências da Natureza, sem deixarmos de lado o Neodarwinismo, com as mutações e recombinações. “É a natureza que seleciona os mais adaptados para o meio em que eles estão inseridos. Evolução cai no ENEM e nos principais vestibulares. É algo extremamente complexo e que precisamos estar atentos”, disse o mestre em Parasitologia.

Demais, né? E esse foi só um pequeno resumo dos assuntos abordados no 2º Aulão do SUPERLIGA TERCEIRÃO para Biologia e Ciências da Natureza. Você pode conversar com o coordenador pedagógico da sua unidade e combinar de revisar esse Aulão com a galera da turma, acompanhado pelo seu professor de Biologia, para esclarecer todas as suas dúvidas e fazer bonito na prova! Afinal, em 2023, queremos ver vocês na lista de aprovados das principais universidades do país! 

Sobre o SUPERLIGA TERCEIRÃO: 

“O Superliga Terceirão tem como propósito fortalecer tudo o que já é trabalhado em sala de aula pelo nosso time de professores, com foco na preparação dos nossos alunos para o ENEM e principais vestibulares do país”, explica Reinaldo Rodrigues, coordenador de Educação e Negócios do Sistema Fiep para Curitiba e Região Metropolitana. “Ao longo do ano, teremos seis encontros com temas relacionados ao ENEM e vestibulares. O primeiro aconteceu no mês de abril envolvendo a Matemática e o segundo agora no mês de maio envolvendo Biologia e Ciências da Natureza. Os próximos já estão programados, para junho, agosto, setembro e outubro”, acrescenta. 

Além desse pacote de entregas, os alunos dos terceiros anos dos Colégios Sesi da Indústria e Sesi Internacional, dentro do pacote SUPERLIGA TERCEIRÃO, terão aulões especiais com a GEEKIE, plataforma oficial de simulados, exercícios e videoaulas de preparação para o ENEM, além de semana de revisão e muito mais. “Nós do Colégio Sesi acreditamos em uma educação inovadora e baseada em competências. Uma educação fundamentada em uma metodologia dinâmica e integrada e, por esse motivo, nosso propósito vai além da formação acadêmica, preparando nossos alunos para a vida”, finaliza o coordenador. 

Então fique atento(a) ao calendário que em breve vamos divulgar os temas dos nossos próximos aulões que já estão com datas confirmadas, sempre das 10h às 11h30, ao vivo para todas as unidades dos Colégios Sesi estrategicamente posicionadas em todo o Paraná.