Estão com os corações acelerados para o Festival Sesi de Educação? Porque, por aqui, os motores já estão acelerados para a competição nacional da F1 in Schools!
Nossas escuderias estão preparadas para o Festival Sesi de Educação, que acontece em Brasília, de 28 de fevereiro a 2 de março. Antes da largada oficial, vamos conhecer as três equipes que representam o Colégio Sesi na competição nacional: Escuderia Ampharos, Escuderia Tupã e Takion Team.
Escuderia Ampharos

Do Colégio Sesi da Indústria Centro, de Curitiba, a Escuderia Ampharos está acreditando nas habilidades únicas de cada membro. “Cada um consegue ser especial dentro da sua área, porque é a sua habilidade. Então, com certeza, o nosso diferencial é que cada um está fazendo o que tem de melhor.”
Com um cronograma seguido à risca, a equipe desenvolveu um projeto social voltado para a educação. Os estudantes estão ensinando robótica em uma escola do interior, que ainda não tem aulas de programação estabelecidas na grade curricular.
O carro da Escuderia Ampharos foi baseado em carros da Fórmula E, com dois back pods que ajudam na aerodinâmica. Segundo a equipe, o carro tem formato de flecha, o que seria um diferencial para a performance do protótipo.
Escuderia Tupã

No Off Season de 2023, a Escuderia Tupã conquistou o segundo tempo de corrida total mais veloz do round na Corrida Mata Mata. Já para a temporada atual, a expectativa é alta.
De acordo com os estudantes da Escola Sesi de Referência da Indústria de São José dos Pinhais, a competitividade é colocada em primeiro lugar. “Estamos indo para o Festival Sesi de Educação para competir e continuar sempre em evolução, tanto como pessoas quanto em equipe.”
Projeto social deles mostra o lado divertido da matemática, naquilo que chamam de “programação desplugada”, para aprender a programar sem smartphone ou notebook. Inclusive, semanas atrás, a equipe esteve em Clevelândia, na Escola Estadual Indígena Nĩtótũ, para aplicar o projeto e materiais para as crianças programarem os próprios robôs.
Takion Team

Com o prêmio técnico de Empreendedorismo no Off Season 2023 no histórico, a Takion Team se prepara para a essa etapa nacional buscando inovações na engenharia do carro, na identidade da equipe e nos projetos sociais.
O carro da Takion é conhecido pelo corpo esguio, afinado em direção ao bico do carro, adquirido após muitos testes da equipe. O degradê é a identidade da equipe, desde o seu surgimento em 2019. Os carros são pintados do preto ao prata, representando a velocidade, já que “Takion” é um nome que deriva de uma partícula hipotética que seria capaz de ultrapassar a velocidade da luz.
“O trabalho em equipe, a busca por soluções, e a resiliência são pontos que aprendem a cada dia participando da F1 in Schools”, dizem os estudantes do Colégio Sesi Internacional de Foz do Iguaçu.