Qual é a melhor forma de aprender sobre o cooperativismo? Para os estudantes do Novo Ensino Médio do Colégio Sesi da Indústria de Guarapuava, é montar uma cooperativa escolar.

No ano passado, durante o Projeto de Vida, ainda no 1º ano, os alunos pensaram em como poderiam arrecadar dinheiro para a formatura no Ensino Médio, no fim de 2024. A solução foi criar uma cooperativa, com a orientação das professoras Danieli Mikulis, Estela Mara Bahls Popovicz e Kamila Goncalves Celestino.
Neste ano, já na Trilha Integradora do V itinerário formativo – Técnico em Cooperativismo, no 2º ano do Ensino Médio, a ideia ganhou corpo. A partir das lições do professor Antonio Guilherme Rocha de Freitas, desde gestão cooperativista até legislação, os alunos começaram a desenhar um organograma de como a cooperativa trabalharia. “Já conseguimos estipular o Conselho, Presidência e quatro diretorias: de Produção, Financeira, de Vendas e de Marketing. Os alunos vão atuar nessa organização em suas determinadas áreas de atuação. Além disso, boa parte do estatuto já está definido e, em breve, a assembleia de constituição da Cooperativa deve ser anunciada”, conta o professor.

Na CooperSesi, como está sendo chamada a cooperativa, os associados vão produzir e vender cookies para arrecadar o dinheiro da formatura. A aluna Nicoli Fantin Ferreira explica o objetivo da Cooper Sesi. “Nós criamos o estatuto e a diretoria para a nossa cooperativa para colocar em prática os atos cooperativistas que aprendemos nas aulas. O objetivo é gerar lucro para a nossa formatura, usando a metodologia do Sesi no trabalho em equipe”, aponta.
“Para os alunos, essa prática é essencial para entender como funciona uma cooperativa. É claro, de forma um pouco mais simples, mas, ainda assim, aproximando os estudantes ao máximo da realidade”, completa o professor Antonio.
De acordo com o coordenador de Educação, Marcos Maria, a preocupação da metodologia do Colégio Sesi é sempre aproximar o que os alunos estão vendo na teoria em sala de aula com a prática do dia a dia e do mundo do trabalho. “Neste sentido é que foi criada a cooperativa Cooper Sesi, a qual vai proporcionar uma visão prática ao aluno referente ao que está sendo trabalhado no curso Técnico em Cooperativismo. Esta vivência vai aliar o que eles estão vendo em sala com a prática do dia a dia, participando da elaboração de toda a estrutura de uma cooperativa, juntamente com a produção de um produto que será comercializado”, diz.
O Colégio Sesi está com as matrículas abertas para o ano letivo de 2024. Encontre a unidade mais próxima em colegiosesi.com.br e agende uma visita para conhecer nossas estruturas e metodologia.