O Torneio Regional de Robótica da modalidade FIRST LEGO League (FLL) Challenge começou nesta sexta-feira, 24, com um misto de emoções. Para os estudantes que já participaram de edições anteriores, euforia e diversão. Quem está encarando o desafio pela primeira vez, ansiedade e tensão.

É o caso da equipe Strikinha, de Foz do Iguaçu. Esta é a primeira participação deles no torneio regional. “A equipe é muito recente. Montamos ela em agosto. Vieram com medo, sem saber o que esperar da competição, mas já estão super enturmados”, conta a professora Letícia Puziski, técnica da equipe do Colégio Bert.
A competição está reunindo cerca de 350 estudantes de todo o Paraná, com equipes de robótica dos Colégios Sesi, de outras instituições públicas e privadas e uma equipe de garagem.
>> Confira as fotos do primeiro dia do evento:
Valentina Alves Rovaris, membro da Strikinha, diz que pesquisou um pouco sobre o torneio para saber o que poderia encontrar. “Mas também quis ser surpreendida. Cheguei aqui e achei bem legal o espaço e tudo muito divertido.”
“Eu não esperava que a gente iria dançar. Quando falam de competição, pensei que era uma tensão. Deu até medo. Mas fiquei bem feliz porque é um espaço mais descontraído”, comenta Cecília Vedovato de Oliveira.
O Torneio Regional de Robótica FLL é voltado a estudantes de 9 a 15 anos de idade. As equipes vencedoras do Champion’s Awards são classificadas para representar o Paraná no Festival Sesi de Robótica que acontece em Brasília, de 28 de fevereiro a 3 março de 2024. Além da premiação principal, outros critérios são avaliados e premiados, como desempenho do robô, design do robô, projeto de inovação e core values – que são os valores exercidos pelos estudantes durante a competição.
Neste sábado, o torneio acontece das 8h às 18h, no Campus da Indústria do Sistema Fiep. O evento é aberto ao público.
Veja como foi a cerimônia de abertura:
