Notícias

Aluno do Sesi Internacional vence o Concurso 330 anos de Curitiba

Pedro Fernandez Cavalcante, 7 anos, usou a técnica do pontilhismo para colorir o mapa do Projeto Vamos Pintar Curitiba 330 anos

24/03/2023

compartilhe

Quatro estojos de canetinhas, três meses de dedicação e o primeiro lugar no Concurso 330 anos de Curitiba. Pedro Fernandez Cavalcante tem 7 anos, está no 2º ano do Ensino Fundamental Bilíngue do Colégio Sesi Internacional do Portão, em Curitiba, e é apaixonado por arte. A paixão despertou o desejo de colorir o mapa do Projeto Vamos Pintar Curitiba 330 anos por meio da técnica de pontilhismo, com a qual venceu na categoria Infantil do concurso.

A mãe, Viviane Regina Weçoski Fernandez, conta que Pedro teve a ideia de pintar o mapa com pontinhos a partir de uma aula de Artes. “Ele ama as aulas de Artes e tudo o que a professora ensina, é lei lá em casa. Então, peguei todas as canetinhas que tinha e ele começou nessa saga de pontilhar o mapa”, conta.

De início, o planejamento de Pedro para o mapa contemplava as técnicas aquarela e pontilhismo. Por fim, decidiu focar nos pontos.

Para algumas representações turísticas no mapa, Pedro quis usar as referências de cores reais. Em outros, soltava a criatividade. “Foi muito divertido e estou muito feliz”, diz o pequeno artista. Pedro recebeu o prêmio do Concurso – um tablet – nesta sexta-feira, dia 24. Para a mãe, o resultado é motivo de muito orgulho. “Estou muito feliz por ele, por poder ver a felicidade do Pedro em ganhar esse prêmio.”

A professora de Artes de Pedro, miss Mara Do Rocio Schultz Freitas, conta que, quando falou sobre pontilhismo na sala de aula, pediu para que os alunos imaginassem o mundo todo como se fosse feito de pontos. “Foi então que Pedro disse que amou a técnica e que iria colorir o mapa dessa forma. Eu mesma pensei que seria um trabalho intenso, mas fiquei muito feliz e orgulhosa ao saber que a utilização dessa técnica fez com que ele fosse finalista e, hoje, ganhasse o primeiro lugar”, comenta.

O mapa do Projeto Vamos Pintar Curitiba 330 anos, utilizado para a seleção do concurso, é formado por mais de 2 mil desenhos que ilustram regiões, pontos turísticos, estabelecimentos comerciais e personagens típicos da capital.