Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

Gazeta do Povo

Novos autores para o teatro local

05/04/2011

"Paulo Renato Oliveira gostava de escrever textos teatrais entre uma aula e outra do curso de Publicidade e Propaganda da Universidade Federal do Paraná. Entretanto, sem maiores direcionamentos para sua produção, foi acumulando textos na gaveta. Anos depois, já formado e empregado, descobriu no material de divulgação do Sesi o Núcleo de Dramaturgia Sesi Paraná, que procurava novos autores paranaenses para compor um centro de estudos e produção teatral".

"Hoje vejo como o núcleo supriu uma demanda que existia de pessoas interessadas em dramaturgia. Talvez nunca tivesse retomado esses textos que escrevi na faculdade sem um ambiente propício como este".

"Inscrito na primeira turma, hoje Oliveira prepara-se para ter a sua primeira experiência com o público. Sua peça Hereditário, junto com outros cinco textos, será lida durante a mostra Sesi Dramaturgia. A proposta dessas leituras é avaliar a percepção do público a novos textos e dramaturgos, mas principalmente formar uma cena local".

"É o que diz o coordenador da mostra, Marcos Damaceno. "A gente não pode ter uma sociedade teatral sem um núcleo desses. Há uma carência muito grande de novos autores, com novas linguagens poéticas que dêem conta de dialogar com o ser humano nos dias de hoje, com seus pensamentos, sentimentos e percepções", explica. E afirma que em todas as cidades com cena teatral forte há um centro de pesquisa em dramaturgia que propicie o surgimento de novos autores".

"Entre os outros textos que serão lidos, estão Fractal, de Patrícia Kamis, Depois, de Marcelo Bourscheid, Devastidão, de Andrew Knoll, e Odiar ao Próximo Como a Si Mesmo, de Socrates Fusinato, todos produzidos ao longo do curso do ano passado. A autora convidada Drika Nery, do Núcleo de Dramaturgia SESI - British Council, de São Paulo, também terá a sua peça Um Sol Cravado no Céu da Boca lida durante o evento".

"Além da leitura de peças, a programação conta com a mesa-redonda Outras Vozes, que terá a participação de grandes nomes do gênero como Grace Passô, Jô Bilac, Pedro Brício, Daniela Pereira de Carvalho, Francisco Carlos e o próprio Marcos Damaceno".

"Mas o destaque da agenda dos 20 selecionados entre 85 inscritos é a oficina regular, orientada pelo dramaturgo Roberto Alvim, "um cara com os dois pés fincados no teatro contemporâneo. Tudo isso para estabelecer um novo pensamento sobre dramaturgia contemporânea na cidade, que abre para outros horizontes de toda a encenação", explica Damaceno".

Clique aqui e confira a matéria na íntegra >>

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088