Receba as novidades

Fique por dentro de todas as novidades do Núcleo de Dramaturgia.

09/07/2010 - 09/07/2010

Sesi leva para o interior formação de novos autores de peças de teatro

Programa já é realizado há um ano em Curitiba, agora acontecerá em outras seis cidades do Estado
clique para ampliar clique para
            ampliarPatricia Kamis e Thiago Luz em Como se Eu Fosse o Mundo, de Paulo Zwolinski (Foto: Gilson Abreu)

Após um ano de sucesso em Curitiba, o Núcleo de Dramaturgia, programa do Sesi Paraná que visa descobrir novos dramaturgos e aperfeiçoar os conhecimentos daqueles que já são profissionais, começa a ser levado para o interior do Estado. Ponta Grossa e União da Vitória já realizaram seus primeiros encontros; Maringá, Londrina, Toledo e Cascavel devem iniciar as atividades do programa ainda neste mês. Nessas cidades, o Núcleo conta com a parceria das prefeituras municipais, por meio de suas secretarias de cultura.

O Núcleo de Dramaturgia integra a série de programas e ações do Sesi Paraná para abrir aos trabalhadores das indústrias e à comunidade em geral o acesso a conhecimento e bens culturais. Mais informações sobre os encontros: https://www.sesipr.org.br/nucleodedramaturgia/

Os encontros no interior são realizados uma vez por mês e se pautam em discussões de peças teatrais indicadas para leitura pelo orientador; apresentação de técnicas de escrita dramatúrgica; exercícios em sala e análise e discussão do resultado dos exercícios por toda a turma. O foco é buscar referências em dramaturgias contemporâneas, porém os encontros também se baseiam em clássicos.

O programa é aberto ao público e voltado para pessoas que tenham interesse no tema. São 20 vagas no total e a seleção é feita por meio da análise do conhecimento de peças e textos teatrais relevantes. Quem conduz as reuniões do Núcleo em Ponta Grossa e União da Vitória, é o ator e dramaturgo Paulo Zwolinski. Em Londrina e Maringá, o orientador é Marcelo Bourscheidt e em Toledo e Cascavel, Douglas Daronco.

Iniciado no ano passado, em Curitiba, o projeto é inspirado no Núcleo de Dramaturgia Sesi São Paulo - British Council, que foi lançado em 2007 e é parceiro do projeto do Paraná. Dramaturgos de renome nacional, como a paulista Marici Salomão e o carioca Roberto Alvim, ministram workshops no projeto. Na foto de capa, o diretor Roberto Alvim em um dos encontros do Núcleo, em Curitiba.

CONHEÇA O CURRÍCULO DOS ORIENTADORES:

Paulo Zwolinski: é ator e dramaturgo, além de especialista em Gestão e Produção Cultural. Está no segundo ano do Núcleo de Dramaturgia do Sesi Paraná. Sua primeira peça, "Como se Eu Fosse o Mundo", foi escolhida para ser encenada pelo diretor Roberto Alvim no Festival de Curitiba, recebendo críticas elogiosas nos jornais Folha de São Paulo, Estado de São Paulo e Gazeta do Povo. Em maio foi escolhido para abrir a seção do Festival Permanente da revista BRAVO! na área de artes cênicas.

Marcelo Bourscheidt: nascido em Cascavel, Marcelo tem experiência em teatro, tendo atuado como ator, assistente de direção, tradutor, produtor e pesquisador de sonoplastia. Tem contos e poemas publicados em jornais impressos e na internet, além de artigos em revistas científicas com resultados de pesquisa sobre dramaturgia e literatura. Formado em Letras pela Universidade Federal do Paraná, desenvolve atualmente pesquisa de mestrado sobre dramaturgia antiga (Eurípedes) na mesma universidade.

Douglas Daronco: graduado em Artes Visuais com especialização em Arte Educação, iniciou sua relação com o teatro através do Grupo de Teatro Amador da Prefeitura Municipal de Curitiba, em 1999. Atuou nas montagens de A Morte tem Sete Herdeiros (1999); Entre Quatro Paredes (2002); O Apolo de Bellac (2003) e em diversas enquetes educativas. Em 2004, o grupo apresentou a peça "Nós", de autoria de Douglas. Desde então participa de diversos cursos na área de teatro e dramaturgia, com destaque para as oficinas da Fundação Cultural de Curitiba (2007/2008) e do Núcleo de Dramaturgia do Sesi Paraná. Como professor da rede pública estadual do Paraná, realiza projetos de arte educação e escreve esquetes e textos para teatro escolar.

(FONTE: https://www.sesipr.org.br/not-found-621-102564shtml)

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 

SESI - Serviço Social da Indústria - Direitos Reservados

Curitiba/PR - 0800 648 0088