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I SEMINÁRIO BRASILEIRO DE ESCRITA DRAMÁTICA: REFLEXÃO E PRÁTICA

Curso de Artes Cênicas da UFSC promove seminário sobre dramaturgia

Após criar o eixo de dramaturgia na sua reforma curricular – uma iniciativa inovadora na academia brasileira, ao considerar a escrita dramática um processo criativo teatral semelhante à atuação e à encenação, e com lugar na graduação universitária –, o curso de Artes Cênicas da UFSC vem propor a realização de uma atividade acadêmica que vá além da sala de aula e que contemple a pesquisa e a extensão universitárias, congregando dramaturgos, teóricos deste campo do saber, bem como novas vozes no cenário da escrita dramática brasileira. Inserida num contexto histórico em que a figura do dramaturgo ainda se recupera de uma exclusão radical e equivocada que condenava o textocentrismo como a causa de todos os males da arte teatral, a dramaturgia brasileira dá sinais de recuperação com o surgimento de oficinas e escolas para novos autores, bem como da retomada vigorosa da encenação de textos teatrais em várias cidades do país, como atestam reportagens de diferentes mídias.

Concomitante com o estabelecimento paradigmático do termo ‘dramaturgia’ para designar a organização estrutural da cena, cabendo aqui diferentes concepções do que venha a ser o impulso inicial para a criação de um espetáculo, a recuperação da relevância de um texto dramático na montagem de peças no processo teatral só vem a reforçar esta visão do renascimento do drama na cena nacional. Sem desconsiderar as escrituras cênicas surgidas a partir de processos coletivos ou colaborativos, ou de experiências dramáticas a partir de processos de ensaio, o I Seminário Brasileiro de Escrita Dramática: Reflexão e Prática privilegia a figura daquele dramaturgo que de forma pejorativa já foi tachado de ‘dramaturgo de gabinete’, por ser o único criador teatral que experiencia a solidão no processo de criação, tal qual um escultor, um pintor de quadros ou um compositor musical.

Não perceber que o dramaturgo faz parte de uma sequência colaborativa inata à experiência teatral é tão rançoso quanto taxar o texto teatral de autoritário, castrador ou, na repetição fastiosa de uma querela que já dura no mínimo duzentos anos, para os olhares dos que se julgam ‘contemporâneos’, ‘antigo’. Assim como os nomes canônicos de Tchekhov, Pirandello, Brecht, Nelson Rodrigues e Ibsen ao lado dos nomes mais recentes de Jelinek, Schimmelpfennig, Ravenhill, Kushner e Novarina são celebrados em seminários e festivais pelo mundo todo, o curso de Artes Cênicas da UFSC também comemora a dramaturgia, seja ela engajada, existencial, aristotélica, fragmentada, épica, dramática, aberta ou fechada.

Da mesma forma a relação da encenação com o texto pode se dar desde uma fidelidade extrema até uma sutil inspiração, o que importa é o estabelecimento de uma conexão com o texto dramático. Esta iniciativa reconhece, sobretudo, que um autor dramático contribui não apenas de forma decisiva para uma encenação teatral, mas também que lega a sua obra para a humanidade.

 

COMISSÃO ORGANIZADORA

 

Prof. PhD Paulo Ricardo Berton (UFSC)

Profª. Drª. Elisana De Carli (UFSC)

Prof. Dr. Rafael Ary (UFSC)

Prof. Dr. Manoel Levy Candeias (Escola Superior de Artes Célia Helena)

 

Data: 11 a 14 de novembro de 2015

PROGRAMAÇÃO >>

Inscreva-se pelo site do evento, clicando AQUI!

Fonte: Site do Evento <http://1sbedr.wix.com/1sbedr#!sobre/c10fk> 

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