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A Mostra de Dramaturgia Sesi – Teatro Guaira vai contar com bate-papos de destaque em sua programação. No dia 03 de dezembro, às 21h, a atriz Georgette Fadel conversa com os participantes; e, no dia 07 de dezembro, o dramaturgo, diretor e ator Marcio Abreu, e o ator curitibano Luis Melo batem papo com os presentes às 21h.
Saiba mais sobre os convidados!
Georgette Fadel – Atriz formada pela Escola de Arte Dramática
da USP e diretora formada pelo Departamento de Artes Cênicas da ECA, USP. Professora de interpretação
na Escola Livre de Teatro de Santo André e no Estúdio Nova Dança, São Paulo. Prêmio Shell
2007 de Melhor Atriz por Gota d’água, um breviário. Com a Cia. S. Jorge de Variedades dirigiu Pedro o
cru, de Antonio Patricio, Um credor da fazenda nacional, de Qorpo-Santo, Biedermann e os incendiários, de Max Frisch
e Quem não sabe mais quem é, o que é e onde está, precisa se mexer, vencedora do Prêmio
Shell 2009 na Categoria Especial. Dirigiu ainda Primeiro amor, de Samuel Beckett, com Marat Descartes (vencedor do Prêmio
Shell 2007 como Melhor Ator), Love n blembers, dramaturgia de Georgette Fadel e elenco, Santa Luzia passou por aqui com seu
cavalinho comendo capim, no Sesi SP e Bartolomeu, o que será que nele deu ?, com o Núcleo Bartolomeu de Depoimentos,
entre outras. Como atriz, atuou em Rainha[(s)] – duas atrizes em busca de um coração, adaptação
de Mary Stuart de Schiller e direção de Cibele Forjaz, Anjo negro – lembrança de uma revolução:
a Missão, adaptação de Nelson Rodrigues e Heiner Müller e direção de Frank Castorf,
As Bastianas, direção de Luis Mármora, Esperando Godot, direção de Cristiane Paoli-Quito,
Marat-Sade, de Peter Weiss e direção de Francisco Medeiros, entre outras. Com a Cia. do Latão atuou em
Ensaio para Danton, Santa Joana dos Matadouros e O nome do sujeito.
Luis Melo - Formado pelo Curso Permanente da Fundação
Teatro Guaíra em 1979, trabalhou em Curitiba como ator e professor de teatro até 1985, tendo tido a oportunidade
de ser dirigido por alguns dos mais importantes diretores do teatro paranaense, no Teatro de Comédia do Paraná.
Em 1985 foi para São Paulo, onde integrou o Grupo Macunaíma e o Centro de Pesquisa Teatrais- CPT por mais de
dez anos, sendo dirigido por Antunes Filho. De 2001 a 2008 juntamente com Nena Inoue e Fernando Marés criou o ACT –
Ateliê de Criação Teatral, espaço voltado à formação e experimentação
nas artes cênicas em sua cidade natal, Curitiba. Em 2011 dedicou-se ao seu primeiro trabalho de teatro gestual, ao lado
da Cia. Franco-brasileira Dos à Deux, sendo dirigido por Artur Ribeiro e André Curti no espetáculo “Ausência”.
Atualmente dedica-se a construção de um espaço para residências artísticas na cidade de
São Luiz do Purunã, interior do Paraná, este o Campo das Artes.
Marcio Abreu é dramaturgo, diretor e ator. Criou
e integra a companhia brasileira de teatro, sediada em Curitiba. Desenvolve projetos de pesquisa e criação de
dramaturgia própria, releitura de clássicos e encenação de autores contemporâneos inéditos
no país. Realiza ações de intercâmbio com artistas do Brasil e da França. Entre seus trabalhos
recentes estão Vida (2010), texto e direção, baseado em Paulo Leminski; Oxigênio (2010), do russo
Ivan Viripaev, adaptação e direção; Isso te interessa?(2011), da francesa Noëlle Renaude,
tradução, adaptação e direção; Enquanto estamos aqui (2012), dramaturgia e direção,
solo de dança e teatro com a coreógrafa Marcia Rubin; Esta Criança (2012), do francês Joël
Pommerat, direção, pareceria entre a companhia brasileira e a atriz Renata Sorrah. Escreveu uma versão
de Os três porquinhos para a Commedie Française, dirigida por Thomas Quillardet, com temporada de estreia em
2012 em Paris. Autor de A história do rock por Raphaelle Bouchard, que estreou em Limoges, na França, também
em 2012, com a Compagnie Jakart Mugiscué. Recebeu inúmeros prêmios e indicações. Entre eles
o prêmio Bravo!, o prêmio Shell, o APCA, o prêmio Governador do Estado, no Paraná, o APTR e o Questão
de Crítica. Foi escolhido pelo jornal Folha de São Paulo como personalidade teatral do ano, em 2012.
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