SST

NOTÍCIAS

Sesi Paraná faz 76 anos

Tendo como um dos pilares a segurança e saúde, instituição transforma-se para atender mais e melhor a indústria.

19/07/2022 - Atualizado em 20/07/2022

compartilhe

É dia de celebrar! Neste 20 de julho o Sesi Paraná completa 76 anos de atuação no estado. Nessas mais de sete décadas de história, a instituição, que começou com uma forte vocação social, passou por uma série de transformações e continua sendo fundamental no apoio às indústrias do Paraná, com ações que auxiliam na vida dos trabalhadores, na comunidade e sobretudo na competitividade das empresas.

A Segurança e Saúde é um dos pilares centrais de atuação do Sesi, por meio da oferta de serviços para a indústria, para o trabalhador e sua família.

Um pouco de história

Fundado em 1945 – pós Segunda Guerra Mundial, o Sesi acompanhou as mudanças pelo qual o país passou, como o fim do Estado Novo, a crescente industrialização e o início na melhoria das condições de vida do trabalhador – que ainda eram muito aquém do desejável. Nesse cenário, um grupo de empresários (Roberto Simonsen, Euvaldo Lodi, João Daudt d’Oliveira e o educador Brasílio Machado Neto) elaborou a Carta da Paz Social, propondo a humanização das relações entre patrões e empregados.

Um dos primeiros serviços oferecidos pelo Sesi Paraná buscou suprir uma necessidade da época, uma crise de abastecimento gerada pelo descolamento do trabalhador do campo para a cidade.  A instituição oferecia aos industriários produtos alimentícios com preço abaixo do mercado, e os trabalhadores adquiriam os produtos nos centros de distribuição. Em 1949, o Paraná tinha 21 postos, 14 deles na capital.           

A primeira iniciativa do Sesi no Paraná no campo da saúde foi levar tratamento médico a uma população desnutrida e refém de doenças pulmonares, reumáticas, de câncer e sífilis. Era preciso ativar hábitos de higiene alimentar, domiciliar e individual. Logo de início a equipe médica do Sesi trabalhou em conjunto com um grupo de visitadoras sanitárias, que atuou nas fábricas e nos lares dos operários ensinando medidas preventivas e de higiene. Durante mais de uma década (1950), o Sesi realizou o concurso Bebê Robustez, que ao oferecer prêmios às crianças mais saudáveis, incentivou os pais a levarem seus filhos a consultas médicas regulares.

Ainda em 1950 o Sesi montou uma estrutura médico-odontológica de alto padrão, com ambulatório médico, várias especialidades clínicas, gabinete de fisioterapia e laboratórios de exames. Na década de 1960, para expandir o atendimento ao interior e potencializar o da capital, foram criadas unidades móveis. Tratavam-se de automóveis equipados com a aparelhagem necessária para levar consultas médicas e odontológicas aos trabalhadores dentro das fábricas. Devido à grande incidência de portadores de doenças pulmonares, surgiu o Serviço de Cadastro Torácico, dotado com unidades móveis de abreugrafia. A partir da década de 1970, com os maiores problemas de saúde sanados, o Sesi dedicou-se à medicina preventiva e à realização de exames periódicos e admissionais, evitando a recorrência de doenças entre os trabalhadores.

Desde então, o Sesi Paraná oferece diversas soluções para reduzir os afastamentos, seja por doenças ou acidentes, e para aumentar a segurança e saúde da indústria e dos seus trabalhadores. Para isso, conta com uma equipe de profissionais que elaboram e entregam programas, laudos, treinamentos e consultorias que envolvem normas regulamentadoras, condições ambientais, treinamentos e ações educativas.

Hoje, aproximadamente, são realizados cerca de 516 mil exames de auxílio diagnóstico por ano e 147 mil trabalhadores são atendidos em programas de segurança e saúde. Utilizando unidades operacionais móveis, o Sesi Paraná chega à indústria, onde ela estiver, com agilidade e a qualidade nos serviços.

NOTÍCIAS