SST

NOTÍCIAS

Semana da Saúde: Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho

O cenário paranaense e as medidas para mudanças positivas

28/04/2023

compartilhe

Segundo dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, no ano de 2022 o Paraná ficou em quinto lugar no ranking nacional em número de acidentes de trabalho, registrando um total de 44.786 acidentes, o que representa 8 % dos ocorridos no Brasil. Entre os quase 45 mil, 232 foram com óbitos.

Ainda de acordo com dados do Observatório de Segurança e Saúde no Trabalho, a capital paranaense destaca-se como primeira no ranking, ficando com 21 % dos acidentes estaduais, seguida pelas cidades de Cascavel, Londrina, São José dos Pinhais e Maringá.

Por tudo isso, neste 28 de abril, Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, é tão relevante repensar sobre a importância das ações preventivas.

“Desenvolver um trabalho técnico junto com profissionais de saúde e segurança do trabalho, mapeando os gaps existentes na empresa, bem como implementar um sistema de gestão que supra essas deficiências, minimizando todos os pontos que possam causar acidentes de trabalho são as medidas possíveis para a mudança deste cenário”, afirma Alessandro Bragagnolo, Engenheiro de Segurança do Trabalho do Sesi Paraná.

Para ele, os principais erros cometidos pelas empresas é não tratar a segurança do trabalho como uma área, um setor, um departamento independente dentro da empresa. “A segurança do trabalho dentro de uma empresa tem que fazer parte da espinha dorsal da organização, assim como são os setores da produção, de recursos humanos, do financeiro, de vendas e demais”, enfatiza.

Para mudar este cenário, a primeira dica é a mudança cultural. “O empresário tem que adotar a segurança do trabalho como um fator estratégico do seu negócio”, diz. Na sequência, mapear as normas obrigatórias pertinentes a sua atividade econômica, para então desenvolver um plano de ação eficiente para implementar todas as medidas necessárias.

Neste 28 de abril, vale ressaltar que a segurança e a saúde no trabalho deve ser prioridade todos os dias do ano, para todas as pessoas. Clique aqui e confira o que Robson Gravena, Gerente Executivo de Segurança e Saúde do Sesi Paraná falou sobre o assunto na live promovida pelo Saúde em Debate.

NOTÍCIAS