SST

NOTÍCIAS

O que os agentes físicos e químicos têm a ver com a prevenção de doenças ocupacionais?

As avaliações quantitativas estão diretamente ligadas à precaução. Descubra como

20/12/2023

compartilhe

As avaliações quantitativas são avaliações ambientais, realizadas com equipamentos de coleta e análise para a mensuração tanto da intensidade, nos casos de agentes de risco físico (calor, ruído, vibração), quanto da concentração dos agentes de risco químico (poeiras, vapores e gases).

“Trata-se de uma forma muito eficiente de avaliação da exposição do trabalhador, pois através dela, pode-se determinar ou confirmar quais exames devem realizar, assim como sua periodicidade”, explica João Rocha Silva Filho, coordenador de Segurança da região Norte do Sesi Paraná. “Além disso, os resultados das avaliações quantitativas são utilizados como base para o enquadramento da atividade como salubre, insalubre ou geradora ou não de aposentadoria especial, uma vez que as concentrações e intensidades avaliadas são confrontadas com os Limites de Tolerância, estabelecidos nas legislações trabalhista e previdenciária.”

As avaliações quantitativas devem ser realizadas quando forem identificados os agentes físicos e químicos na fase de inspeção qualitativa e devem ser repetidos, sempre que houver mudanças significativas de layout, de processos ou de matérias primas. As coletas de amostras de agentes, sejam eles físicos ou químicos, devem ser feitas por profissional com conhecimentos técnico em higiene ocupacional. Já as análises de laboratório, envolvendo os agentes químicos devem ser realizadas por técnico qualificado da área química, sob a responsabilidade de um profissional legalmente habilitado.

A busca pela eficiência do sistema de prevenção de doenças e de acidentes do trabalho passa pelo conhecimento do agente causador, pois a partir daí se consegue criar medidas de proteção, sejam elas individuais, coletivas ou administrativas. “Portanto, as avaliações quantitativas fornecem as informações fundamentais para um bom planejamento da equipe de segurança e saúde, haja vista que os resultados servirão como base para a definição de exames e para ações de engenharia como a instalação de sistemas de exaustão, enclausuramento de máquinas e equipamentos ou, em última análise, a utilização de Equipamentos de Proteção Individual”, reforça Rocha.

A boa notícia é que o Sesi conta com equipe técnica de excelência e com equipamentos de última geração, compondo uma robusta estrutura, preparada para realizar qualquer avaliação quantitativa nos mais variados segmentos industriais, atendendo à legislação vigente. “Vale ressaltar que, por meio do programa de cashback, os recursos investidos no PGR e PCMSO retornam à indústria e podem ser utilizados para a realização das avaliações quantitativas, atendendo as exigências legais em sua integralidade”, finaliza.

Quer saber mais? Procure o Sesi mais próximo!

NOTÍCIAS