SST

NOTÍCIAS

Manual de Orientação do eSocial tem atualização. Confira o que mudou

Alessandra Rolim Pescosolido, Engenheira de Segurança do Trabalho no Sesi do Paraná, comenta sobre mudanças

10/05/2021 - Atualizado em 11/05/2021

compartilhe

Nesta segunda (10), o Governo Federal publicou uma nota orientativa com o objetivo de apresentar os ajustes realizados na Versão S-1.0 – 04.2021 do Manual de Orientação do eSocial (MOS). Na nota, fica claro que os eventos S-2220 (Monitoramento da Saúde do Trabalhador) e o S-2240 (Condições Ambientais do Trabalho - Agentes Nocivos) tiveram excepcionalmente seus prazos de início adiados para 15 de outubro de 2021, para as empresas do Grupo 1 - empresas com faturamento superior a R$78 milhões.

Segundo Alessandra Rolim Pescosolido, Engenheira de Segurança do Trabalho no Sesi do Paraná, "essa notícia já estava sendo esperada depois que o coordenador do comitê gestor do eSocial, em uma entrevista a uma revista do setor, relatou a necessidade de adequações”. O eSocial, lembra Alessandra, é um projeto dinâmico. “Estamos em fase de modernização das Normas Regulamentadoras”, ressalta.

A especialista conta que para as empresas com faturamento de 78 milhões, esse adiamento pode se considerar um ganho. “As empresas estão em fase adaptação e retificação de sistemas por conta das mudanças das tabelas dos layout’s”, relata.

Confira a nota na íntegra aqui. 

Veja o Manual de Orientação do eSocial completo aqui.

NOTÍCIAS