SST

NOTÍCIAS

Exames de diagnóstico laboratorial do COVID-19

Entenda as diferenças

12/04/2021 - Atualizado em 17/03/2021

compartilhe

Existem atualmente vários tipos de exames laboratoriais para auxílio no diagnóstico da covid-19 (SARS CoV – 2). De uma maneira simples, estão sendo utilizados amplamente 2 tipos de testes:

  • Testes virais (Informam se você possui uma infecção no momento)

Um teste viral verifica amostras de seu nariz ou boca (saliva) para descobrir se você está infectado com o SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19. Dois tipos de testes virais podem ser usados:

  1. O teste molecular (RT-PCR): detecta a presença do material genético do vírus em amostras de nasofaringe, sendo hoje o padrão ouro na identificação do SARS-CoV 2.
  2. O testes de antígeno detecta proteínas virais e geralmente não é tão sensíveis quanto o RT-PCR. Esse teste pode ser classificado como um “teste rápido”, utiliza também amostras de secreção nasofaríngea e detecta a presença ou não do vírus na amostra. No entanto se você tiver um teste de antígeno positivo ou negativo, seu médico pode precisar confirmar o resultado do teste com um RT-PCR.
  • Testes de anticorpos (Podem dizer se você teve uma infecção anterior)

Os testes de anticorpos ou sorologia procuram anticorpos em seu sangue para determinar se você teve uma infecção anterior com o vírus que causa COVID-19.

  1. Os anticorpos são proteínas criadas pelo sistema imunológico do seu corpo logo após você ter sido infectado ou vacinado.
  2. Os anticorpos ajudam a combater infecções e podem protegê-lo de contrair a doença novamente. O tempo que essa proteção pode durar é diferente para cada doença e cada pessoa.

Os testes de anticorpos não devem ser usados ​​para diagnosticar uma infecção atual, no entanto resultados IgM positivos podem indicar uma fase de transição de uma infecção recente. Um teste de anticorpos pode não mostrar se você tem uma infecção no momento, porque pode levar de 1 a 3 semanas após a infecção para que seu corpo produza anticorpos.

Abaixo um quadro com as principais diferenças entre os testes.

Tipo de teste

Quem deve fazer?

Quando deve fazer?

Amostra utilizada

Prazo de resultado

Sensibilidade

Disponível no SESI?

RT-PCR

Pessoas com sintomas de COVID-19

Pessoas que tiveram contato próximo (a menos de 1,8 m de uma pessoa infectada por um total cumulativo de 15 minutos ou mais em um período de 24 horas) com alguém com COVID-19 confirmado.

Pessoas que não podem se distanciar socialmente

Entre o 3º e o 7º dia aproximadamente após o início da infecção (sintomas)

 

Swab nasofaringe e/ou orofaringe

 

Até 48 horas após a coleta

Elevada

SIM

Teste rápido antígeno

Até 6 horas após a coleta

Moderada

NÃO

Teste rápido sorológico IgG/IgM

Grupo de pessoas para monitoramento epidemiológico e descoberta de grupos de contágio (sintomáticos ou não). (Ex.: um setor da empresa ou a empresa como um todo em um bairro da cidade)

 

Pessoas que tiveram contato prévio conhecido com o vírus.

Após pelo menos 7 dias do início da infecção ou sintomas.

Sangue total, soro ou plasma

Até 30 minutos após a coleta

Moderada

SIM

 

O que fazer após o teste viral? (RT-PCR ou teste rápido antígeno)

Se seu teste for positivo para COVID-19, saiba quais medidas de proteção devem ser tomadas. A maioria das pessoas sofre de COVID-19 leve e pode se recuperar em casa sem cuidados médicos, no entanto lembre-se de ficar em isolamento por pelo menos 14 dias. Contacte o seu médico se os seus sintomas piorarem ou se tiver questões sobre a sua saúde.

Se seu teste for negativo para COVID-19, provavelmente você não estava infectado no momento da coleta da amostra. Isso não significa que você não ficará doente:

  • Um resultado de teste negativo significa apenas que você não tinha COVID-19 no momento do teste ou que sua amostra foi coletada muito cedo em sua infecção.
  • Você também pode ser exposto ao COVID-19 após o teste e, em seguida, ser infectado e espalhar o vírus para outras pessoas.
  • Se você tiver sintomas posteriormente, pode ser necessário outro teste para determinar se você está infectado com o vírus que causa o COVID-19.

O que fazer após o teste sorológico? (Detecção de anticorpos)

  • Um resultado de teste sorológico positivo mostra que você pode ter anticorpos de uma infecção com o vírus que causa COVID-19.
  • Ter anticorpos contra o vírus que causa o COVID-19 pode fornecer proteção contra a infecção pelo vírus novamente. Mas mesmo que isso aconteça, não sabemos quanta proteção os anticorpos podem fornecer ou quanto tempo essa proteção pode durar. Foram notificados casos confirmados e suspeitos de reinfecção, mas permanecem raros.
  • Você pode testar positivo para anticorpos mesmo se nunca teve sintomas de COVID-19. Isso pode acontecer se você tiver uma infecção sem sintomas, que é chamada de infecção assintomática.
  • Converse sempre com seu médico sobre o resultado, pois ele pode sugerir que você faça um segundo tipo de teste de anticorpos para ver se o primeiro teste foi preciso.
  • Caso o seu teste sorológico seja negativo, você pode nunca ter tido covid-19 ou ainda ter uma infecção no momento do teste ou ter sido infectado recentemente. Isso se deve ao fato de que normalmente leva de 1 a 3 semanas após a infecção para que seu corpo produza anticorpos, sendo portanto que você ainda pode ser exposto ao vírus e ficar doente. 
Independentemente de seu teste ser positivo ou negativo para COVID-19 em um teste viral ou de anticorpos, você ainda deve tomar medidas para proteger a si mesmo e aos outrosLembre-se também que os testes disponíveis no mercado devem ser utilizados como forma complementar de diagnóstico para covid-19, sendo que o médico é o profissional que, junto com exames clínicos, fará o seu diagnóstico e indicará o tratamento a ser seguido.

Procure a Unidade Sesi da sua região para saber mais.

Elaborado por:

  • Rafael Augusto IagherFarmacêutico, Bioquímico e Analista de Segurança e Saúde - Sesi Paraná.

NOTÍCIAS