SST

NOTÍCIAS

Bosch aposta em comprometimento e prevenção para atingir bons resultados em SST

Para a empresa, ter o tema saúde como parte de sua estratégia funciona como facilitador para manter os negócios atuais e para atrair e conquistar novas oportunidades

22/07/2021 - Atualizado em 28/06/2019

compartilhe

O país vem passando por uma série de mudanças em regulamentos e processos que afetam direta e indiretamente o dia a dia de empresas e trabalhadores. No que se refere à Segurança e Saúde no Trabalho (SST), uma boa gestão, com foco em ações preventivas e que promova o comprometimento de todos na organização, são essenciais para garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável e de acordo com a legislação vigente.

É assim que Grupo Bosch atua em relação aos seus mais de 400 mil colaboradores em todo o mundo. De acordo com Alfredo Barbalho, gerente de RH para assuntos jurídico e trabalhista da Bosch Curitiba, especificamente sobre segurança, o Grupo Bosch possui um departamento central mundial. “Esse departamento desdobra práticas para que a região da América Latina e as plantas das diversas localidades do Brasil garantam que, além do cumprimento da Lei e das diretrizes centrais que normalmente são mais restritivas, as atitudes seguras dos colaboradores sejam motivadas pela atuação dos especialistas e de toda a liderança, que devem estar comprometidos com o engajamento de todos” explica. Como exemplo de resultado, Alfredo cita o índice atual da planta de Curitiba de dias sem afastamento por acidente de trabalho: 1060.

Os principais drivers que proporcionam os bons resultados atingidos pela Bosch Curitiba, segundo Alfredo, são o levantamento dos riscos de todos os postos de trabalho e atividades, bem como definição de controles a fim de prevenir acidentes e doenças ocupacionais, além de eliminação de riscos substancias, inspeção em todos os postos de trabalho, redução de produtos químicos tóxicos e nocivos à saúde, bem como inflamáveis, gestão de ergonomia e outros.

Em relação à saúde, as premissas mundiais da Bosch sobre equilíbrio entre vida pessoal e profissional refletem em diversos programas e desdobramentos regionais e locais. “Em Curitiba, por exemplo, a saúde é um dos pilares da estratégia local que envolve todos os colaboradores, o que também motiva uma sinergia entre liderança e especialistas para haja efetividade” informa o gerente.

A Bosch tem um programa corporativo chamado “De Bem com Vida”, cujo objetivo é implantar a promoção de saúde como estilo de vida organizacional. “Busca-se com essa iniciativa que o estilo de vida saudável faça parte da rotina dos colaboradores e do corpo diretivo enquanto eles trabalham e também fora da empresa, influenciando as famílias” esclarece.

Tecnologia favorece cuidados com SST

Uma máquina automatizada para retirada de EPIs, que proporciona autonomia aos colaboradores e garante 100% dos registros de forma nominal. Essa é uma das tecnologias implantadas pela Bosch que proporciona agilidade e robustez ao processo de gerenciamento dos equipamentos de proteção individual.

“Ainda na linha da automatização, no último ano foi implementado um software customizado que permite o levantamento de riscos ou atualização no local de trabalho via tablete. Isso, inclusive, facilita a aprovação de todos os envolvidos” cita Alfredo. Por meio do registro com o crachá funcional, o software permite que os dados sejam enviados de forma eletrônica para a gestão visual, onde todos os colaboradores do processo são então treinados em relação aos riscos e respectivos controles existentes e/ou implementados.  

Para atender a uma demanda interna, a eleição da CIPA de 2019 foi realizada de forma eletrônica e permitiu agilidade no processo, reduzindo significativamente o tempo de espera para votação, bem como de documentos físicos, mas principalmente a motivação dos colaboradores em participar de um processo alinhado com o momento de adequação e preparação para Indústria 4.0.

“Entendemos que o engajamento de todos os colaboradores é fundamental para atingirmos bons resultados, desta forma, deste de 2017 lançamos desafios de saúde e segurança do trabalho em formato de Grand Prix ou sprint para os colaboradores desenvolverem soluções” diz o gestor.

Já com relação à promoção de saúde, a Bosch desenvolveu internamente um sistema de gestão e integração de dados associado à nova jornada do exame periódico médico que tem o foco não apenas nos aspectos ocupacional e legal, mas também na prevenção. Alfredo explica que o colaborador tem, no momento do exame periódico, a possibilidade de ser acolhido pela equipe de saúde Bosch, realizar exames complementares e ser encaminhado para especialistas ou para programas de saúde.

Parcerias

Para Alfredo, o Sesi é um parceiro essencial em todo trabalho realizado pela Bosch Curitiba nas áreas de saúde e segurança. Entre as consultorias e programas desenvolvidos em conjunto, ele destaca os projetos de Saúde Emocional, de Longevidade e o de desenvolvimento de jovens - Sesi Jovem na Indústria. Além disso, o Sesi auxilia na documentação de segurança, no monitoramento de agentes físicos e químicos, oferece apoio na comunicação de tecnologias do mercado, bem como gerenciamento do GPSEG (Grupo de Profissionais de Segurança do Trabalho), e também em atuações indiretas como foco em educação. “O Sesi é referência para toda a indústria da região e tem toda a competência e credibilidade necessárias para uma parceria de confiança” ressalta.

“Ter a saúde como pilar estratégico e a segurança como pressuposto para o trabalho, além da integridade física e emocional de nosso time, nos traz como principal benefício o orgulho e consequentemente o engajamento de todos no dia a dia, contribuindo para um ambiente com maior motivação e comprometimento, o que se traduz em atingir sempre bons resultados. Além disso, a Bosch acredita que ter o tema saúde como parte da estratégia da empresa funciona como facilitador para manter os negócios atuais e para atrair e conquistar novas oportunidades” finaliza.

Conheça os serviços de segurança e saúde do Sesi: sistemafiep.org.br/segurancaesaude

NOTÍCIAS