SST

NOTÍCIAS

Boas práticas voltadas à segurança e saúde nas empresas são temas de lives do Troféu Sesi 2021

Premiação está com inscrições abertas e vai reconhecer melhores ações em Segurança, Saúde e bem-estar do colaborador em empresas do Paraná

23/06/2021

compartilhe

A promoção da segurança, saúde e bem-estar nas empresas vem ganhando ainda mais relevância, especialmente pelo contexto de pandemia. Para reconhecer as empresas do Paraná que melhor trabalham estas temáticas e divulgar boas práticas sobre o assunto, o Sistema Fiep realiza o Troféu Sesi 2021, iniciativa que tem como parceira a consultoria Great Place to Work. Dentro das ações do prêmio, estão programadas três lives para compartilhar experiências e cases de sucesso. O primeiro evento acontece nesta quarta-feira (23), às 16h, com o tema “O papel da empresa na saúde mental do trabalhador”. Mais informações e inscrições estão no site.

“A pandemia tem trazido muitos desafios para as empresas com relação às suas rotinas, que precisaram ser adaptadas. Além disso, outros riscos e desafios também surgiram para o trabalhador e a indústria. Um dos riscos mais evidentes diz respeito à saúde mental, por isso escolhemos iniciar com essa temática, mostrando o papel das lideranças na promoção da saúde mental do trabalhador”, explica Rosangela Fricke, Gerente Executiva de Segurança e Saúde do Sesi no Paraná.

O Brasil apresenta números que acendem um alerta em relação à saúde mental no período. Uma pesquisa da Universidade de São Paulo (USP) analisou dados de 11 países e apontou que o Brasil é líder nos casos de ansiedade e depressão após o início da pandemia. Entre os brasileiros entrevistados, 63% relataram sofrer de ansiedade e 59% de depressão. O total coloca o Brasil à frente até mesmo dos Estados Unidos, nação que registrou o maior número de pessoas infectadas pela Covid-19. “A ideia das nossas lives é inspirar as organizações a colaborarem com o enfrentamento desta crise de saúde mental”, ressalta Rosangela.

A primeira live da série reúne exemplos de boas práticas de diferentes perfis de empresa. Haverá palestras de Pedro Shiozawa (médico psiquiatra co-fundador da startup Jungle XP), Luciana Ribeiro (gerente de RH da Metalúrgica Schwarz, empresa de médio porte) e Janice Zanardo (gerente de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da multinacional Mondelez Brasil). A moderação do encontro será de Katia Ferreira, consultora de Negócio do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade

 

Próximos encontros

Mais duas lives desta série estão previstas na programação do Troféu Sesi 2021: uma em agosto, outra em outubro. Ambas trarão temas relevantes para a indústria e o momento atual.

NOTÍCIAS