SST

NOTÍCIAS

Veja o que as empresas certificadas pelo Troféu Sesi GPTW têm em comum

Pesquisa organizacional gerou números capazes de ajudar as indústrias a melhorar o ambiente, a confiança, o engajamento e a inovação

04/05/2022 - Atualizado em 19/05/2022

compartilhe

Recentemente o Sesi Paraná, em parceria com a consultoria Great Place to Work (GPTW), premiou as nove indústrias paranaenses com as melhores práticas em segurança, saúde e bem-estar em 2021.  As indústrias que se inscreveram, convidaram seus colaboradores para responder à pesquisa de clima Great Place do Work. As 71 empresas que atingiram 70 pontos ganharam o selo GPTW como um excelente lugar para trabalhar.

Após o primeiro momento, 47 empresas foram certificadas na segunda etapa e um questionário sobre saúde e segurança aplicado pelo Sesi Paraná. Com a média entre a nota GPTW e a nota Sesi, essas indústrias concorreram ao Troféu Sesi 2021, que premiou as três melhores colocadas na classificação geral por porte, considerando micro e pequeno, médio e grande.

A pesquisa trouxe dados interessantes sobre o clima organizacional dessas empresas que concorreram ao troféu Sesi. Veja o que elas têm em comum, afinal, bons exemplos são para ser seguidos e de acordo com a Agência Europeia para a Segurança e a Saúde no Trabalho, para cada 1 Euro investido em SST, o retorno é de 2,2 Euros.

100% das empresas fazem a gestão completa dos EPIs, registrando a entrega, capacitando os colaboradores para a correta utilização e controlando a validade.

98% promoveram ações com o objetivo de prevenir acidentes de trabalho e evidenciaram as investigações de todos os acidentes registrados.

Em 98%, os líderes se envolveram nas ações de promoção à saúde e permitiram a participação de suas equipes.

92% ofertaram a vacina contra gripe aos seus colaboradores no último ano

85% realizaram ações de saúde referentes aos afastamentos por doença.

85% dos colaboradores dessas empresas que durante a pandemia da Covid-19 precisaram contar com alguma assistência relacionada à saúde mental, puderam contar com o apoio da empresa.

81% das empresas oferecem estrutura que favorece a prática de atividade física durante o deslocamento (ir a pé ou de bicicleta ao trabalho). Ou seja, têm bicicletário e vestiário, onde é possível tomar banho e trocar de roupa.

79% capacitam equipes de RH para atuarem de forma mais adequada no processo de inclusão, retenção e desenvolvimento das pessoas com deficiência.

72% ofereceram incentivo e ou orientações com relação aos cuidados com a alimentação em casa durante o trabalho remoto.

65% ofereceram materiais ou fizeram campanhas sobre como prevenir ou tratar as doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) com incentivo ao autocuidado.

As inscrições para a edição de 2022 já estão abertas e o Sesi Paraná ter soluções para ajudar a sua indústria a atingir os melhores índices em segurança e saúde.

 

NOTÍCIAS