SST

NOTÍCIAS

Envelhecimento populacional e o impacto na força de trabalho

26/11/2021

compartilhe

A população é frequentemente vista como um problema. Se cresce rapidamente, teme-se a explosão demográfica; se declina, haverá queda do crescimento econômico; se envelhece, aumentará o peso sobre as contas públicas. É preciso que vejamos a dinâmica da população, em cada um dos estágios, como um dado da realidade ao qual precisamos nos adaptar.

Se a população está vivendo mais, é claro que as pessoas estão saindo mais tarde do mercado de trabalho, certo? Não no Brasil. Os trabalhadores estão saindo mais cedo e alguns não por aposentadoria; ficam sem trabalho pelas barreiras impostas pelo preconceito. O mercado de trabalho reclama de falta de mão de obra e barra os trabalhadores maduros. Entretanto, as indústrias precisarão tornar os ambientes de trabalho preparados para os profissionais seniores, pois estudos realizados pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontam que, em 2040, o Brasil terá 66,5 milhões de habitantes com mais de 60 anos.

Portanto, além da necessidade de se ter um acompanhamento da saúde ao longo da vida laboral, para que a mão-de-obra sênior permaneça disposta e apta a continuar atuando, as empresas também precisam entender que os profissionais seniores compõem uma população com uma vasta experiência que deve ser valorizada e melhor utilizada para que os ambientes laborais  sejam mais diversos e inovadores. 

Ciente dos inúmeros desafios que as empresas enfrentarão nesse sentido, o Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade (longevidade.ind.br) desenvolve estudos e pesquisas com o objetivo de assegurar a manutenção da capacidade para o trabalho dos trabalhadores, por meio de soluções inovadoras que envolvem o autocuidado, cuidados com a segurança e saúde no ambiente de trabalho.

Pensando, em especial, nos trabalhadores 60+ o Centro de Inovação Sesi, em parceria com Uni Inversidade, oferece a solução “Reinvenção do Trabalho 60+” com a finalidade de expandir a compreensão do potencial dos trabalhadores seniores para as próprias organizações e de construir ambientes mais diversos, com a valorização dos saberes e experiências, gerando inovação e diferenciais de mercado. 

Em parceria com a ABRH, o Sistema Fiep fará parte do painel “Bom dia RH” do Projeto 50+ 2021. No dia 30 de novembro, das 08hs às 10hs, com a participação da Gerente Executiva de Segurança e Saúde do Sistema Fiep, Rosângela Isolde Fricke, que trará dados da indústria paranaense e do Sistema Fiep sobre a temática. 

Veja em longevidade.ind.br outras soluções do Centro de Inovação Sesi Longevidade e Produtividade que podem trazer melhores resultados para sua empresa!

* Texto escrito por Juliana Sebastiany, coordenadora de Inovação do Sesi no Paraná e CIS

NOTÍCIAS