Você sabe o que é a saúde 5.0?

Tecnologias à serviço da saúde e as pessoas no centro são os fundamentos

09/10/2023

compartilhe

Antes de conceituar a saúde 5.0, é importante voltar um pouquinho para definir a saúde 4.0.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), “saúde 4.0 é o campo do conhecimento associado com o desenvolvimento e uso de novas tecnologias para melhorar a saúde. A Saúde 4.0 expande o conceito de e-Saúde para incluir consumidores digitais, abrangendo smart-devices e equipamentos conectados à internet. O conceito também abrange outros usos da tecnologia na saúde, como a Internet das Coisas (IoT), Inteligência Artificial (IA), Big Data e Robótica”.

Trata-se, portanto, dos sistemas capazes de cruzar dados dos cidadãos, a fim de apoiar o de políticas públicas de saúde; melhor atendimento e o trabalho dos profissionais e melhor as condições de saúde e bem-estar de todos.

É por meio da saúde 4.0 que é possível fazer a gestão de segurança e saúde dentro das empresas, promovendo ações preventivas de acordo com a real situação de colaboradores específicos.

A saúde 5.0 é uma evolução.

Integrando todas as informações disponíveis sobre um paciente por meio de dispositivos cada vez mais avançados, profissionais de saúde terão mais assertividade nos diagnósticos e escolha dos tratamentos, com instruções em tempo real. Assistentes virtuais, medicina preditiva e dispositivos vestíveis e a telemedicina tornam-se realidade visando a saúde e bem-estar.

NOTÍCIAS