Setembro Amarelo: relações que salvam

Empresas que promovem escuta, empatia e apoio constroem ambientes mais seguros e humanos

29/08/2025 - Atualizado em 02/09/2025

compartilhe

Setembro é o mês dedicado à conscientização sobre a prevenção do suicídio e, em 2025, o Sesi Paraná adere à campanha nacional da CNI com o tema “Relações que salvam”. A proposta reforça que empresas que promovem escuta, empatia e apoio constroem ambientes mais seguros, humanos e acolhedores.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, entre 12 e 13% da população mundial sofre com transtornos mentais, o que representa quase 1 bilhão de pessoas. Além disso, cerca de 12 bilhões de dias de trabalho são perdidos anualmente devido à depressão e à ansiedade, resultando em um custo global de 1 trilhão de dólares em perda de produtividade. Para a psicóloga Bruna Marinho Isume, esses números reforçam a urgência do tema: “A carga e a prevalência dos transtornos mentais continuam crescendo e trazendo muitos impactos à saúde coletiva, social, no trabalho e também na economia”.

O cuidado precisa ir além da estatística: está diretamente ligado à vida das pessoas. Como lembra o psicólogo Tomás Juliano Bushmann, “quando falamos em saúde, não estamos falando apenas do corpo, mas também da mente. Saúde mental é parte essencial da nossa saúde integral. A campanha nos lembra que com escuta, apoio e acesso ao tratamento, é possível encontrar alternativas de esperança”.

Durante este mês, o Sesi reforça a importância do diálogo aberto e do cuidado integral. Assim como cuidamos do corpo, precisamos cuidar da mente. O bem-estar psicológico impacta na nossa capacidade de trabalhar, de nos relacionar e de lidar com os desafios do dia a dia. E ninguém precisa enfrentar momentos difíceis sozinho.

Para ampliar essa conversa, o Sesi preparou um videocast especial, reunindo três psicólogos que vão desmistificar os principais mitos sobre saúde mental nos contextos organizacional, individual e educacional. Assista aqui:

Este ano, o Sesi Paraná disponibiliza dois enxovais de materiais editáveis, um para pessoas e outro para empresas, para manter o diálogo sobre saúde mental ativo. Clique aqui para acessar!

NOTÍCIAS